SÃO JORGE

SÃO JORGE | PS. Governo Regional não dá resposta às avarias constantes da grua do Porto da Calheta

588views

A deputada socialista Isabel Teixeira relembrou, esta quinta-feira, que face às inúmeras avarias registadas na grua do Porto da Calheta de São Jorge, “o Governo Regional continua sem dar uma resposta efetiva”, questionando, nesse sentido, “para quando prevê, o executivo, a sua efetiva reparação”.

Salientando que com este equipamento inoperável são elevados os constrangimentos que daí resultam para os seus utilizadores, a parlamentar do PS/Açores, eleita pela ilha de São Jorge, lembrou ainda que devido ao seu elevado estado de degradação “as reparações até aqui efetuadas, não têm tido a fiabilidade pretendida”.

Mas, conforme acrescenta, e por não existirem portos de abrigo próximos, “todas as embarcações registadas no Porto da Calheta têm, obrigatoriamente, de ser retiradas do mar, tanto as de pesca, como as marítimo turísticas e as de recreio”, razão pela qual, e face às constantes avarias, “é sempre incerto para os proprietários das embarcações se, no regresso ou na partida, poderão usufruir da referida grua”.

“Esta é uma situação que, como é evidente, causa graves prejuízos, visto terem de se deslocar para o porto do Topo ou da Urzelina, respetivamente a 14 e a 8 milhas de distância, em caso de avaria da grua no regresso do mar”, frisou a deputada.

Nesse sentido, e através de um requerimento entregue na Assembleia Legislativa, Isabel Teixeira questionou o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, sobre a opção tomada, perguntando a razão pela qual “continuam com as reparações em vez de avançar para a aquisição de uma nova grua”.

A socialista questionou ainda quanto ao “número de avarias registadas e detetadas em 2022”, bem como as que já foram apontadas no corrente ano de 2023.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.