SÃO JORGE

SÃO JORGE | População contribui para revisão das Áreas Marinhas Protegidas, no âmbito do Blue Azores

© Governo dos Açores
485views

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, esteve, nos dias 16 e 17 de março, na ilha de São Jorge, para debater e receber contributos da população sobre a revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.

No dia 16 de março realizou-se, no Auditório Municipal de Velas, uma sessão aberta a todos os residentes de São Jorge. Foi apresentado o processo de revisão das Áreas Marinhas Protegidas e o estudo de Mapeamento dos Usos do Oceano, relativo à costa de São Jorge. Nesta sessão participaram 4 dezenas de utilizadores do mar dos Açores. Esta sessão pública fomentou o debate, focando na pesca artesanal, mas também nos desafios da fiscalização, não deixando de ter em conta a atividade marítimo-turística.

Na manhã do dia seguinte, a Casa-Museu Cunha da Silveira acolheu a reunião de trabalho de 25 representantes de instituições representativas dos utilizadores do mar. Estas instituições, com responsabilidades ou interesses sobre os recursos marinhos, colaboraram trazendo o seu conhecimento local, para enriquecer esta sessão trabalho sobre os usos do mar de São Jorge e as áreas marinhas existentes, e respetivas medidas de gestão.

Apoiar as medidas de reestruturação do setor da pesca comercial é uma prioridade para o Blue Azores, por isso realizou-se, também, uma reunião dedicada com a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge. Tendo em conta o potencial impacto da implementação da nova rede de áreas marinhas protegidas sobre o setor das pescas, o programa Blue Azores reuniu já, nos últimos quatro meses, com sete associações locais de pescadores, sediadas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Santa Maria, Graciosa e São Jorge, contando com o apoio da Federação das Pescas dos Açores, da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA) e da Associação dos Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA). É intenção do programa que estas reuniões setoriais continuem a realizar-se nas restantes ilhas do arquipélago, no decorrer do processo participativo, que se prolongará por todo o ano de 2023.

Concretizando o compromisso e vontade de envolver a comunidade, garantiu-se, assim, a inclusão do conhecimento local, por forma a alcançar o objetivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 de proteger 30% do território marítimo.

O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.