O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira elogiou hoje o trabalho desenvolvido na área da Saúde na ilha de São Jorge pelo Governo da Coligação – PSD, CDS-PP e PPM -, desde 2020, com destaque para as obras no Centro de Saúde de Velas e realização de consultas de especialidade.
O parlamentar social-democrata falava na sessão de perguntas ao Governo Regional, com resposta oral, apresentadas pela representação parlamentar da IL, durante a sessão plenária de outubro, na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.
Desenvolvimento social, especificidades geográficas e ambientais, e atividades fundamentais ao crescimento e desenvolvimento económico, foram os três grandes temas em discussão sobre a ilha de São Jorge.
Paulo Silveira instou o secretário regional da Saúde e Desporto sobre o ponto da situação das obras de requalificação do Centro de Saúde de Velas, bem como das consultas de especialidade e exames complementares.
O deputado do PSD/Açores eleito por São Jorge congratulou-se com a previsão da conclusão das obras do Centro de Saúde de Velas para o primeiro trimestre de 2023, estando já a decorrer o procedimento de aquisição de equipamentos, num investimento da ordem de 250 mil euros.
Para o parlamentar social-democrata, trata-se de uma questão de grande importância para os jorgenses que verão “resolvida em breve”, enalteceu, conferindo assim “condições condignas para o exercício de funções dos profissionais de saúde e seus utentes”.
Até setembro de 2022, realizaram-se 2051 consultas de especialidade, maior número desde 2018, o mesmo sucedendo em relação aos exames complementares e de diagnóstico que atingem os 1197, em São Jorge, avançou o titular da pasta da Saúde, Clélio Meneses.
O deputado do PSD/Açores saúda também a “evolução extraordinária que se assiste ao nível das acessibilidades, uma matéria em relação à qual o Conselho de Ilha de São Jorge se bate há vários anos, essencial para seu o desenvolvimento económico, e cujo trabalho do Governo reconhece”, apontou.
De acordo com Paulo Silveira, “pela primeira vez este verão tivemos 28 voos semanais de e para São Jorge, com 14 ligações a Ponta Delgada, outras 14 ligações à Terceira. E a pedido e reivindicado pelos jorgenses, iremos ter este inverno a ligação, para além das nove habituais à Terceira, duas ligações a São Miguel, há muito negadas e que nos puxava para trás”.
Paulo Silveira realçou ainda a operação da linha laranja que liga o concelho de Velas de São Jorge a São Roque do Pico, “o que muito nos envaidece”.
No primeiro ano de linha laranja, num período de três meses, foram transportados mais de seis mil passageiros, o que a par das ligações aéreas, correspondem a um aumento superior a 4%, por comparação a 2019. A Tarifa Açores corresponde a 18% dos passageiros que se deslocaram a São Jorge, revelando assim a magnitude dos transportes para o desenvolvimento económico da ilha.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU