SÃO JORGE | Núcleo de Estágio da Escola Básica e Secundária da Calheta promove Exposição Fotográfica

O Núcleo de Estágio da Escola Básica e Secundária da Calheta promoveu a exposição fotográfica “A Crise Sísmica de 1964, na Ilha de São Jorge”, assinalando os 61 anos da maior catástrofe natural ocorrida na Região Autónoma dos Açores.
A exposição apresenta um conjunto de fotografias que documentam os momentos mais marcantes deste trágico acontecimento, incluindo imagens da destruição provocada pelo sismo, a evacuação da população para o Concelho da Calheta, o embarque voluntário de muitos habitantes para a Ilha Terceira, o aumento da emigração para Angola, o período de reconstrução da ilha e o seu aspeto geral após a catástrofe.
Além das fotografias, está também disponível o livro “São Jorge, a Ilha Mártir – A Crise Sísmica de 1964”, da autoria de Sérgio Manuel Fontes dos Santos, resultado de uma investigação histórica baseada em arquivos locais.
A concretização desta exposição contou com a colaboração de colegas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, cujo apoio foi essencial na sua montagem. A iniciativa pretende recordar e refletir sobre este momento marcante da história da ilha de São Jorge.
Convidamos toda a comunidade escolar a visitar a exposição e a deixar o seu comentário no livro de registos disponível no local.
MEH/FLUC/RÁDIOILHÉU