SÃO JORGE

SÃO JORGE | Navio da Marinha auxilia no estudo sobre atividade sísmica nos Açores

571views

O NRP Sines, juntamente com uma equipa de cientistas, navegou, nos dias 29 e 30 de janeiro, ao largo da Ilha de São Jorge, para terminarem a última fase de recolha de dados dos 6 sismómetros colocados a cerca de 1500 metros de profundidade, com a finalidade de registar a atividade sísmica e vulcânica na região.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) em colaboração com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Grupo de investigação marinha OKEANOS, da Universidade dos Açores, e outras três universidades britânicas, nomeadamente a University of Manchester, University College of London e Cardiff University, solicitaram o apoio da Marinha Portuguesa para proceder à recolha destes equipamentos fundeados a grande profundidade.

No total foram recuperados seis equipamentos que contêm vários dados registados, que serão validados e analisados em laboratório que vão permitir compreender o comportamento geológico da Ilha dos Açores.

O navio é comandado pelo Capitão-tenente Ricardo Miguel Alves Teixeira e tem uma guarnição de 41 militares.​

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.