
Em parceria com a Aventour Azores Adventures, o Município da Calheta pretende assegurar a maior divulgação possível deste evento, que reúne um número considerável de atletas provenientes de todo o país e de diversas partes do mundo. Para além da promoção desportiva da ilha, esta iniciativa contribui de forma significativa para a divulgação do nosso Concelho, gerando relevantes retornos económicos e projetando, em múltiplos mercados, a marca Açores e, em particular, a Ilha de São Jorge.
A Aventour Azores Adventures organiza, no dia 02 de maio de 2026, a XI Edição do evento “São Jorge de Ponta a Ponta”, uma travessia longitudinal da ilha de São Jorge que se afirma como um desafio desportivo de referência nos panoramas nacional e internacional.
O evento integra várias modalidades de competição, nomeadamente: Ultra Caminhada 64 km, Ultra Maratona 64 km, Ultra Trail 80 km, Estafeta 2×32 km e BTT/MTB 90 km. A partir da “Meia Ponta”, com saída na freguesia de Norte Pequeno, realizam-se ainda a Caminhada 30 km, Maratona 30 km e Trail Run 45 km.
Organizado por uma empresa de reconhecido relevo e experiência na realização deste tipo de eventos, e contando com o apoio de diversas entidades e patrocinadores, o “São Jorge de Ponta a Ponta” constitui um desafio pessoal e desportivo que alia superação, natureza e paisagens únicas, proporcionando aos participantes uma experiência inesquecível ao longo de toda a ilha. O Município da Calheta associa-se a este evento numa parceria estreita, em consonância com o diálogo permanente com todas as instituições e coletividades do Concelho.
CMC/RÁDIOILHÉU






