A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, iniciou, ontem, uma visita de dois dias aos Açores, em que passa por São Miguel e São Jorge.
A governante do executivo da AD, liderado por Luís Montenegro, reúne-se hoje com Décio Pereira, presidente da Câmara Municipal da Calheta, um dos poucos concelhos do país, que ainda não tem uma biblioteca pública.
Dalila Rodrigues assumiu como prioridade dotar a totalidade dos 308 municípios de uma biblioteca pública, por isso, está a reunir-se com os autarcas dos cinco municípios ainda em falta, onde se inclui a Calheta, único concelho açoriano que não tem uma biblioteca pública.
Citada em comunicado de imprensa, a propósito da visita aos Açores, a Ministra da Cultura vincou “o dever de agir em todo o território e o dever de definir políticas culturais com base na auscultação e no diálogo”.
“A afirmação da Biblioteca Pública como uma Unidade Cultural de Território (U.C.T.), em parceria com as autarquias, através do reforço e valorização dos seus acervos e da realização de programas de âmbito cultural é uma medida estruturante das políticas culturais. Esta é uma ação transformadora, em todos os territórios, e os Açores não são exceção”, afirmou a Dalila Rodrigues, na Assembleia da República, no debate de especialidade do Orçamento do Estado para 2025.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU