SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Governo PSD/CDS/PPM enganou novamente aos Jorgenses sobre o novo matadouro”

370views

Isabel Teixeira acusou esta sexta-feira o Governo Regional PSD/CDS/PPM de ter “enganado, ainda mais uma vez, sobre o processo do novo matadouro de São Jorge”, salientando que aquela infraestrutura, um investimento fundamental para a ilha, “continua a ser uma miragem para os Jorgenses.

A deputada do PS eleita por São Jorge reagia assim ao lançamento de “ainda mais um concurso público para a empreitada do novo matadouro de São Jorge”, um processo que com este Governo Regional do PSD/CDS/PPM “teima em não sair do papel”.

Isabel Teixeira, que tinha salientado no debate do Plano e Orçamento decorrido esta semana que esta obra “salta de ano para ano, sempre sem se concretizar”, recebeu, da parte de deputados dos partidos que ainda suportam este Governo “garantias de que o processo estava em andamento”, manifestando a sua “perplexidade” com a publicação de um novo concurso em Jornal Oficial, esta sexta-feira.

“Este Governo já sabia que o concurso tinha encontrado um novo entrave, omitiu essa informação no debate do Plano e Orçamento e nada disse. O Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, até anunciou que já havia 10 propostas para a construção do novo matadouro, mas ainda nem passadas 24 horas do debate do Plano e Orçamento, viemos agora a receber mais uma prova de que a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS/PPM era uma mentira”, sublinhou.

O novo concurso do Governo Regional para a construção de dois lotes do novo matadouro de São Jorge prevê um aumento do custo total em 1,6 milhões de euros, algo que “já deveria estar contemplado, se este Governo fosse competente e não tão desmazelado”, sinalizou a parlamentar do PS.

Isabel Teixeira alertou que quem perde com toda esta incompetência são “os produtores de carne Jorgenses, que aguardam, com prejuízos, a valorização dos seus produtos”, acusando este Governo Regional PSD/CDS/PPM de “atrasar a vida dos agricultores de São Jorge, com todos os seus atrasos”.

Isabel Teixeira, que tem acompanhado este processo de perto, lamentou que o processo se “arraste há anos”, lembrando que o Governo Regional da responsabilidade do Partido Socialista tinha já “deixado disponível no IAMA um projeto de execução do novo matadouro de São Jorge, já ajustado após auscultação a várias entidades” e recordando que “só em outubro de 2021, cerca de um ano depois de tomar posse, é que o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM autorizou um concurso público para a execução da empreitada de construção, cujo preço base estava estimado em 7,5 milhões de euros, ao qual se seguiu, quatro meses depois, uma atualização do preço base para 10,5 milhões de euros”.

“Já vamos nos 12,5 milhões de euros e os agricultores Jorgenses ainda não viram sequer a primeira pedra desta empreitada”, frisou.

A deputada socialista recordou a “inusitada ideia do Secretário Regional da Agricultura, António Ventura”, que disse, há cerca de um ano atrás, que o Governo Regional pretendia “realizar partes da obra com recurso a serviços próprios da administração regional”, mas que foi mais tarde forçado a admitir que, mesmo após ter pedido a ajuda das autarquias locais, “não tinha capacidade para isso”.

“De facto parece uma brincadeira de pequenos. O Secretário diz que vai fazer, depois percebe que não consegue e muitos meses mais tarde é que se apercebe que tem de pagar mais. Somam-se atrasos e mais atrasos e quem fica para trás é a ilha de São Jorge e os Jorgenses”, frisou a deputada do PS.

“Esta é só mais uma trapalhada deste Governo, que já nem tem o suporte parlamentar para se manter em funções, uma trapalhada que se soma a muitas outras”, concluiu Isabel Teixeira.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.