SÃO JORGE

SÃO JORGE | Governo dos Açores reitera compromisso com desenvolvimento do município da Calheta

© Governo dos Açores
558views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à inauguração da obra de proteção da orla costeira da Calheta, na ilha de São Jorge, iniciativa que, garantiu, terá continuidade e representa uma projeção do potencial da economia azul naquele município jorgense.

Esta é, sustentou o governante, uma “infraestrutura de valorização, que cuida as alterações climáticas, que valoriza o território e que projeta a economia azul” que o Executivo dos Açores quer potenciar em todas as ilhas.

A acompanhar José Manuel Bolieiro na sessão estiveram os governantes com as tutelas do Ambiente, Alonso Miguel, e das Infraestruturas, Berta Cabral.

“Estamos a viver um momento histórico – histórico para a vila da Calheta, para o município, mas também para os Açores. Histórico porque, no que diz respeito ao pretérito, corresponde a uma ambição”, declarou ainda o Presidente do Governo.

A proteção da orla costeira no município terá continuidade no futuro, garantiu ainda José Manuel Bolieiro, dirigindo-se ao Presidente do município da Calheta, Décio Pereira.

Tal proteção é fundamental, asseverou, por motivos como os referentes às questões ambientais, os da proteção das populações face às alterações climáticas e também para garantir melhores condições de visitação turística.

“Esta valorização deste caminho terrestre abre horizontes aos caminhos que o mar dá ao futuro dos Açores. Importa olhar o mar como uma oportunidade. Em vez de estarmos de costas voltadas para o mar, abrimos o nosso olhar para este novo horizonte marítimo”, declarou ainda o Presidente do Governo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.