SÃO JORGE

SÃO JORGE | Formalização da geminação entre Velas e Watsonville

648views

Velas e Watsonville nos Estados Unidos da América formalizaram a condição de Cidades Irmãs no decorrer da 34ª Semana Cultural das Velas, cerimónia que teve lugar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, em Velas, na qual participou uma comitiva desta Cidade do Estado da Califórnia.

Para o Presidente do Município, Luís Silveira, uma geminação como esta assume um papel importante, tendo em conta o número considerável de Emigrantes ali residentes, muitos deles Açorianos e em particular Jorgenses e Velenses, alcançando-se assim uma proximidade com aqueles que um dia partiram da Nossa Terra mas que sempre a têm no coração.

O Edil lembra que são os Nossos Emigrantes que levam consigo aquilo que são as Nossas Tradições e a Cultura deste Povo com mais de 500 anos de História e que as mantêm bem vivas, levando o nome de Portugal e dos Açores além-fronteiras.

Luís Silveira entende que esta proximidade com Watsonville poderá alavancar outras questões, “nomeadamente a vertente económica, por aquilo que é a riqueza que os Açorianos souberam construir em países longe daqui mas que, com a sua sabedoria e essência, conseguiram criar raízes, levando os nossos Costumes e Tradições e conseguiram fazer com que hoje sejam pessoas de sucesso e muito poderemos aprender com elas, o que poderá ser muito importante para a Nossa Ilha e para a Região”.

Recorde-se que a assinatura do Protocolo de Geminação decorreu a 11 de Outubro de 2022 nos EUA, altura em que uma comitiva do Município das Velas, liderada pelo Presidente Luís Silveira, deslocou-se a Watosnville.

Durante esta deslocação a Velas, na Ilha de São Jorge, a comitiva dos EUA teve ainda a oportunidade de conhecer melhor a Nossa História, Gastronomia, Cultura e Tradições, tendo visitado o Arquivo Histórico João Gabriel Ávila, a Casa Museu Cunha da Silveira, Edifícios Municipais, assim como outros locais de interesse no Concelho e Ilha.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.