SÃO JORGE | Escola Básica Integrada da Vila do Topo alcança 3.º lugar nacional no Prémio Mário Soares

O Prémio Mário Soares, uma iniciativa da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu – Grupo S&D, em parceria com a Associação de Deputados, destina-se a galardoar anualmente estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário por trabalhos que valorizem a cidadania europeia.
Na edição de 2024/2025, na categoria do 3.º ciclo, a turma do 8.º ano da Escola Básica Integrada da Vila do Topo alcançou o 3.º lugar a nível nacional com o trabalho “Ser açoriano num contexto europeu”. O 2.º lugar foi atribuído ao Colégio de Albergaria, turma do 9.º ano, com o trabalho “E se a União Europeia deixasse de existir?”, e o 1.º lugar coube ao Colégio Internato Claret, também do 9.º ano, com o projeto “Cidadania Somos Nós”.
O Prémio Mário Soares, na área de Cidadania e Desenvolvimento, aceita trabalhos em formato PDF ou em suporte multimédia (formato vídeo).
Os principais requisitos são: os trabalhos devem ser redigidos ou falados em língua portuguesa, podem ser individuais ou de autoria coletiva (com um mínimo de três e um máximo de cinco alunos) e devem ser acompanhados de uma declaração que ateste que não foram premiados anteriormente nem tenham mais de dois anos desde a sua publicação original.
Os critérios de avaliação incluem a originalidade, a qualidade, a natureza das fontes utilizadas, a metodologia e as capacidades expositivas dos autores.
A Escola Básica Integrada da Vila do Topo distinguiu-se assim entre dezenas de instituições de ensino, fruto do trabalho e empenho dos seus alunos e professores em prol da Cidadania e Desenvolvimento.