SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Erros de construção no Porto do Topo não podem ser pagos pelos contribuintes”

139views

O Grupo Parlamentar do CHEGA esteve esta manhã no porto do Topo, em São Jorge, onde denunciou a falta de fiscalização naquela obra, levando a que aquela infra-estrutura esteja em risco de ruir.

Trata-se de um erro de construção naquele porto, que tem de ser assumida pelo próprio construtor uma vez que a obra ainda estava na garantia, em 2022, quando começaram a ser detectados os primeiros problemas no porto, cuja obra ficou concluída em 2020. Certo é que “estamos aqui e não vemos nada, que possa ser um indício que o construtor vai assumir esse erro”, denunciou o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco.

“Da parte do CHEGA, vimos aqui dizer que os contribuintes não podem ser chamados a pagar uma coisa que é um erro de construção. Se esta obra está em risco de ruir, tem de ser o construtor a assumir imediatamente, porque a cada dia, a resolução do problema vai ser cada vez mais cara”, explicou José Pacheco, no segundo dia de Jornadas Parlamentares em São Jorge.

Até porque, avançou, “não podem ser os contribuintes a pagar por erros políticos, porque aqui também parece que houve falha na fiscalização”.

José Pacheco lembrou que foi graças ao CHEGA que foram denunciados outros problemas naquele porto, como a falta de sinalização no chão e a grua avariada, que acabaram por ser resolvidos. No entanto, mantém-se o problema do erro de construção naquele porto e que importa resolver rapidamente. Neste sentido, o CHEGA já enviou um requerimento à Assembleia Legislativa Regional, questionando o Governo acerca do problema na construção daquela infra-estrutura no Topo.

Os parlamentares deram também nota positiva ao facto de a estrada de acesso àquele porto estar agora a ser reabilitada, apesar de ter sido uma reivindicação do CHEGA em sede de negociação para o Orçamento Regional para 2024.

O Grupo Parlamentar do CHEGA está em São Jorge em Jornadas Parlamentares, tendo hoje durante a tarde uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal da Calheta e à noite um jantar militantes e simpatizantes de São Jorge. No último dia de Jornadas Parlamentares em São Jorge, amanhã, os deputados vão reunir pelas 9 horas com a Associação de Agricultores de São Jorge.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.