SÃO JORGE

SÃO JORGE | Derby entre FCC e CDET dita uma vitória para cada lado

818views

Realizou-se neste passado fim-de-semana o derby jorgense entre Futebol Clube Calheta e Clube Desportivo Escolar do Topo, seniores femininas, no Pavilhão da Escola Básica e Secundária da Calheta, na Ilha de São Jorge. Nesta dupla jornada o FCC ganhou 3-2 no primeiro jogo e no segundo jogo o CDET ganhou 0-3 a contar para a II Divisão Nacional de Voleibol, zona Açores.

Para Mónica Alvernaz, treinadora do CDET “os resultados obtidos pelo CDET neste fim de semana apesar de serem bons são também um pouco o reflexo da paragem forçada devido às crise sismovulcânica, pois essa paragem retirou ritmo competitivo e de treino às equipas de São Jorge. No sábado os pontos foram repartidos entre as duas equipas tendo a equipa do FCC alcançado a vitória, mas a equipa do CDET mesmo assim ao conseguir ganhar dois sets conseguiu arrecadar um ponto. Quanto ao jogo do domingo embora os parciais fossem equilibrados no primeiro e terceiro set o CDET foi superior alcançando os três pontos e a vitória por 0-3”.

Os objetivos da equipa do Topo “são assegurar a manutenção neste escalão do voleibol”, destacou a treinadora do CDET.

Por sua vez, Ricardo Paiva treinador do FCC afirma “que foram jogos bem disputados. Um dérbi que apresenta sempre um grau de exigência considerável para ambas as equipas. A prestação da minha equipa foi consideravelmente díspar e isso foi notório nos resultados obtidos. No jogo de sábado, entrámos muito focadas e concentradas no que havíamos preparado e cientes das potencialidades e fraquezas da equipa adversária. A vitória por 3-2 reflete, assim, a primeira vitória alcançada frente ao nosso rival bem como os frutos do trabalho que temos vindo a desenvolver ao logo da época. Quanto ao jogo de domingo, apresentámos índices de concentração muito menores aos que demonstrados no sábado bem como um maior cansaço, resultante de um jogo de 5 sets exigentes realizado no passado dia”.

O treinador do FCC destaca que “a nossa prestação nesta fase da competição passa, seguramente, pela manutenção, mas claro que pretendemos alcançar a melhor classificação possível e essa vontade está bem clara nas nossas ambições. Esta vitória aliada à vitória por 3-0 frente à vice-campeã da primeira fase, a AJ Fonte do Bastardo, refletem isso mesmo e só posso estar orgulhoso da dedicação que as minhas atletas, impingem nesta árdua caminhada, semana após semana, nunca esquecendo as condicionantes que tanta vez atrapalharam as nossas rotinas de trabalho, nomeadamente a crise sísmica que se faz sentir na nossa ilha e que nos impossibilitou de treinar por cerca de 3 semanas”.

De salientar que a Ilha de São Jorge conta com 3 equipas na II Divisão Nacional de Voleibol, zona Açores. O FCC encontra-se com uma equipa feminina e outra masculina, e da “Ponta de Guilherme da Silveira” o CDET conta com uma equipa feminina também na II Divisão Nacional de Voleibol, na zona Açores.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.