LOCAL

SÃO JORGE – Deputada Isabel Teixeira, do PS/AÇORES, apoia reivindicação para que seja assegurada cobertura de fibra nas freguesias de Santo Antão e do Topo

55views

“Numa era de transição digital, onde se depende em muito de uma rede fiável e sólida no seu funcionamento, é de elementar justiça que todas as freguesias de São Jorge tenham acesso aos melhores serviços de fibra”, defendeu Isabel Teixeira, esta quarta-feira, durante o debate em plenário. A deputada garantiu o apoio do Grupo Parlamentar do PS/Açores aos cidadãos que apresentaram uma petição sobre a cobertura de fibra nas freguesias de Santo Antão e do Topo.

A deputada do PS/Açores, eleita pela ilha de São Jorge, considera ser “de especial relevância que a Assembleia Regional sensibilize a empresa Fibroglobal, para que garanta a cobertura de fibra nas Freguesias de Santo Antão e do Topo”. Como explicou, “são duas freguesias que se localizam numa das pontas da ilha onde se fazem notar as assimetrias face à sua localização geográfica, ficando a cerca de 25 km da freguesia mais próxima”.

“Esta iniciativa responde às necessidades que se sente para o serviço de Telemedicina, de teletrabalho e para o funcionamento de diversas entidades jorgenses, como é o caso da Escola Básica e Integrada do Topo, dos Bombeiros, das Juntas de Freguesia, do posto da RIAC, das Casas do Povo, do posto de abastecimento de combustíveis e da indústria de lacticínios Finisterra, entre outras”, acrescentou Isabel Teixeira.

Como recordou a parlamentar, o assunto foi analisado na Comissão de Política Geral, “onde foram ouvidos os peticionários, a senhora Presidente de Junta de Freguesia de Santo Antão e o senhor Presidente da Junta de Freguesia do Topo, o senhor Presidente da Câmara da Calheta e a senhora Secretária das Obras Públicas”.

Como a reivindicação é legitima e é possível, defendeu: “é nosso entender que esta Assembleia Regional, em conjunto com a Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, diligencie esforços e sensibilize tanto a empresa Fibroglobal como a Anacom, nem que para o efeito de concretização do mesmo tenham de renegociar o acordo de concessão, não esquecendo que estamos na era da transição digital e nenhum açorianos deve ser preterido”.

Isabel Teixeira elogiou a participação dos cidadãos “enaltecer os peticionários e todos que se juntaram a esta petição, pelo facto de terem feito chegar a esta Assembleia um assunto tão importante e pertinente para estas duas freguesias da ilha de S. Jorge”.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.