SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Defesa do Estado Social é prioridade para o Partido Socialista”

776views

A contínua aposta num Estado focado nas pessoas é a linha comum de todas as medidas do Plano de Ação do PS para os próximos quatro anos no país. Os candidatos pelo círculo eleitoral dos Açores para as eleições legislativas do próximo dia 10 de março promoveram uma sessão de esclarecimento na Ilha de São Jorge em que apresentaram algumas destas medidas, entre elas o reforço do Sistema Nacional de Saúde, o investimento nas empresas para fortalecer a Economia e o aumento de salários.

“São ideias reais, exequíveis e que não põem em causa a estabilidade financeira do nosso país.”, defende Andreia Melo, natural de São Jorge e a apresentar-se pela primeira vez como candidata pelo Partido Socialista. Apesar de estreante nestes palcos e entrar em cena numa altura em que o país vive um clima político conturbado, Andreia Melo diz estar preparada e realça a necessidade de olhar para a situação atual com foco na construção de um futuro melhor, em contraste com qualquer atitude derrotista ou argumentos demagógicos. “Vivemos tempos muito complicados, todos nós sentimos isso. Mesmo assim o mundo, nesta loucura, continua a girar, e nós temos de nos adaptar a ele e resolver estes problemas.”, assume.

A candidata lembra que uma intervenção positiva da Assembleia da República é essencial para influenciar positivamente a vida dos açorianos, como o ilustram ações do governo socialista a nível nacional, nomeadamente a subida dos salários e a garantia de creches gratuitas para todos. Acrescenta ainda a intervenção na área da Cultura. “Acredito sempre no melhor para as nossas ilhas e em como a cultura, a educação e o conhecimento são as bases fundamentais do desenvolvimento de um lugar.”, prossegue, louvando o aumento de 20% de investimento na Universidade dos Açores e o apoio dado pelo Governo da República para a Cultura dos Açores, o maior concedido na região, ultrapassando largamente o concedido pelo Governo Regional. 

Esta é uma das ações no âmbito da campanha do Partido Socialista para as legislativas nacionais e contou com a presença de Isabel Rodrigues, secretária de Estado da Igualdade e Migrações do governo cessante, e do cabeça de lista pelo círculo eleitoral dos Açores, Francisco César. Estão previstas visitas a todas as ilhas do arquipélago nas próximas semanas o que, realça Andreia Melo, reflete a preocupação do partido em incluir todos neste processo: “a lista do Partido Socialista pelo Círculo Eleitoral dos Açores conta com candidatos de todas as ilhas, de Santa Maria ao Corvo. Um cuidado que não cabe a todos os partidos políticos.” Acrescenta que esta tomada de posição põe verdadeiramente em ação o mote de toda a campanha: “o Partido Socialista, Pedro Nuno Santos e Francisco César desenvolveram um plano de ação para fazer cumprir Portugal Inteiro.”

PS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.