O Presidente do Município, como responsável máximo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, fez esta quarta-feira o ponto de situação da crise sísmica que se tem feito fazer sentir desde o passado dia 19, na ilha de São Jorge, mais concretamente no Concelho de Velas.
Na conferência de imprensa onde estiveram igualmente presentes o Presidente do Município da Calheta, Décio Pereira, e a representante do SRPCBA, Drª. Raquel Vieira, Luís Silveira anunciou que os planos de ação e evacuação foram aprovados pela Comissão Municipal de Proteção Civil, em reunião tida esta manhã.
Em caso de necessidade, o plano aponta para a evacuação global da População ou por freguesias do Concelho de Velas para o Concelho vizinho da Calheta, sendo que já estão de prevenção as respetivas autoridades envolvidas neste processo, nomeadamente Corporações de Bombeiros, Forças de Segurança (PSP/ GNR) Autoridade de Saúde e Autoridade Marítima, entre outras, assim como as Forças Armadas, em articulação com o SRPCBA.
O apelo à População é para que mantenha a tranquilidade e serenidade possível, estando todo o trabalho a ser feito numa base preventiva, uma vez que a atividade sísmica tem vindo a manter-se idêntica desde o passado dia 19, sendo necessário estarem atentos aos comunicados das entidades oficias, no caso do SRPCBA e Serviço de Proteção Civil Municipal, não dando importância a outro tipo de informação dispersa, e muitas vezes errada.
CMV/RÁDIOILHÉU