SÃO JORGE

SÃO JORGE | CDS-PP destaca políticas sociais de proximidade na ilha

397views

A deputada Catarina Cabeceiras do CDS-PP, eleita pelo círculo de São Jorge, marcou presença na cerimónia de “Lançamento da 1.ª Pedra” da obra de construção do Centro Intergeracional de Santo Antão, presidida pela Secretária Regional da Saúde e Solidariedade Social, Mónica Seidi.

À margem da cerimónia ocorrida nesta terça-feira, que contou também com a presença da Diretora Regional da Solidariedade Social, Andreia Vasconcelos, a deputada do CDS-PP considerou que esta é “uma obra de referência para servir as populações das freguesias rurais do Topo e de Santo Antão, que se encontram geograficamente mais afastadas do resto da ilha”.

Incluindo o projeto, a empreitada, a fiscalização e o equipamento, entre outras despesas, a construção do Centro Intergeracional de Santo Antão envolve um investimento global de cerca de 4 milhões de euros, contando com financiamento do Programa Açores 2030.

Com o novo edifício, o concelho da Calheta ficará dotado de um Centro Intergeracional com várias valências, integrando, designadamente, uma creche com capacidade para 30 vagas, um estabelecimento de educação pré-escolar com 20 vagas, um centro de atividades de tempos livres (CATL) para 20 vagas, um centro de dia com 20 vagas e um serviço de apoio domiciliário (SAD) com capacidade para servir 40 utentes.

“É de saudar o trabalho de proximidade realizado pelo Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM junto da população da ilha de São Jorge que, neste caso em concreto, culminou num investimento que promove o desenvolvimento social e o bem-estar das populações mais remotas do concelho da Calheta”, afirmou Catarina Cabeceiras.

Referindo-se em particular às valências de apoio à infância, a deputada declarou: “Eis como o Governo Regional sabe aliar o compromisso para com a coesão territorial à aposta em políticas de combate ao despovoamento, apoiando a parentalidade”.

Recorde-se que o concurso público para a empreitada de construção do Centro Intergeracional foi lançado a 11 de outubro de 2023, pouco depois da assinatura do respetivo contrato de cooperação valor-investimento entre o Centro Social e Paroquial de Santo Antão e o Governo Regional dos Açores, a 20 de setembro do mesmo ano.

Recordando que o novo edifício “dá resposta a uma necessidade há muito sentida pela população local”, Catarina Cabeceiras sublinhou que “o Governo da Coligação demonstrou ser muito mais diligente do que os seus antecessores do Partido Socialista”. 

“Há quantos anos o Governo do PS foi a Santo Antão apresentar o projeto para o Centro Intergeracional! Apesar de o ter feito com ‘pompa e circunstância’, o projeto do PS nem sequer cumpria o Plano Diretor Municipal e não deu em nada”. 

A verdade dos factos é que “foi com o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM que se reformulou o projeto, se lançou o concurso e finalmente, hoje, se dá oficialmente início à empreitada”, vincou.

Também nesta terça-feira, em Santo Antão, a deputada Catarina Cabeceiras testemunhou a assinatura de um contrato com uma idosa beneficiária do Programa Novos Idosos, no seguimento da publicação no passado dia 30 de dezembro, em Jornal Oficial, do projeto de lista de ordenação final dos candidatos pelo concelho da Calheta.

Conforme referido pela deputada, “este contrato enquadra-se na 3.ª fase do Programa Novos Idosos, aberta em agosto de 2024, que alargou a sua abrangência aos concelhos de Calheta, Velas, Vila do Porto, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande, Angra do Heroísmo, Santa Cruz da Graciosa, Lajes do Pico, Madalena, São Roque do Pico, Lajes das Flores, Santa Cruz das Flores e Vila Nova do Corvo”.

Recorde-se que o Programa Novos Idosos foi criado sob a forma de projeto-piloto em 2022, sob proposta do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, que nessa altura tutelava a área social. O objetivo é permitir aos idosos continuar a viver nas suas casas e comunidades ao longo do tempo, prestando-lhes o apoio necessário, mas evitando a sua institucionalização.

No mesmo dia, houve ainda ocasião para a Secretária Regional da Saúde e Solidariedade Social apresentar a nova aplicação de telemóvel (App) “MySaude Açores”, inserida numa das metas do Hospital Digital, que é um investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Catarina Cabeceiras referiu que “esta aplicação constitui mais um passo em prol da acessibilidade aos cuidados de saúde na Região”.

A App “MySaude Açores” tem uma série de funcionalidades associadas ao Serviço Regional de Saúde, como os agendamentos, os dados dos utentes e a teleconsulta. 

“Quando a aplicação entrou em fase de testes, em dezembro do ano passado, a Secretária Regional previu que aquela seria disponibilizada ao público no final de janeiro”, lembrou Catarina Cabeceiras.

“Hoje, mais uma vez, o Governo Regional cumpre o seu compromisso e disponibiliza aos utentes dos Açores mais uma ferramenta”, a qual, acredita, “terá uma forte adesão, especialmente por parte dos cidadãos com maior literacia digital”.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.