SÃO JORGE

SÃO JORGE | Candidata do CDS-PP à Câmara das Velas quer famílias no “centro das políticas municipais”

610views

A candidata do CDS-PP/Açores à Câmara Municipal das Velas, Catarina Cabeceiras, afirmou hoje que “é tempo de colocar as famílias no centro das políticas municipais. É tempo de dar prioridade à habitação, de travar o despovoamento, e de fixar cada vez mais pessoas no Concelho, nomeadamente jovens.” 

Catarina Cabeceiras falava hoje, no Auditório Municipal das Velas, na cerimónia de apresentação das listas do CDS-PP/Açores naquele concelho às eleições do próximo dia 12 de outubro. 

Durante a sua intervenção, a candidata elencou a habitação como prioridade política, tendo defendido a recuperação de casas devolutas, transformando património abandonado em habitação para famílias. 

“A habitação é, hoje, o maior bloqueio à fixação de população. Jovens casais querem aqui ficar, mas não encontram onde viver. Famílias procuram soluções acessíveis e não encontram. É esta realidade que é preciso inverter”, afirmou.

Reconhecendo o trabalho realizado pelo atual presidente Luís Silveira e pelas suas equipas, Catarina Cabeceiras destacou que “o concelho das Velas mudou para melhor” e que “as infraestruturas criadas e os equipamentos reabilitados fazem parte da história das Velas”. 

“O concelho das Velas mudou para melhor, mas a política tem ciclos. E este ciclo será renovado em outubro, ciente dos imensos desafios que temos pela frente.”, prosseguiu.

Entre as propostas apresentadas, destacaram-se ainda a criação de uma incubadora de empresas apoiando jovens empreendedores, a valorização e dinamização da marca Velas Capital do Queijo,  a promoção da criação da Confraria do Café, para dinamizar a produção, atrair novos produtores e promover o que é nosso, ou ainda a criação do Conselho Municipal de Educação, potenciando a participação ativa de todos os agentes e parceiros sociais.

Na área social, a candidata propôs políticas de envolvimento dos idosos, apoio às IPSS e bolsas de estudo para estudantes do ensino superior. Já na juventude e cultura, anunciou o Orçamento Participativo Jovem, apoio às filarmónicas e dinamização de atividades culturais e desportivas.

Na gestão camarária, comprometeu-se a manter as taxas mínimas de IMI, devolver o valor máximo de IRS às famílias, não aplicar derrama às empresas e isentar taxas de obras de reabilitação. 

“São medidas concretas que aliviam as famílias, apoiam os jovens e criam condições para atrair investimento”, sublinhou.

“Mas sendo as Juntas de Freguesias parceiros essenciais para o desenvolvimento harmonioso do concelho, pretendemos reforçar o apoio institucional às Juntas de Freguesia, ao nível técnico e administrativo, mas também aumentar as transferências para as Juntas de Freguesia do Concelho no âmbito dos Contratos de Delegação de Competências. Pretendemos continuar com investimentos e projetos estruturantes para todas as Nossas Freguesias.”, garantiu Catarina Cabeceiras, concluindo: “Queremos deixar às próximas gerações um concelho ainda melhor: mais coeso, mais forte e mais desenvolvido. Estamos prontos para servir, para ouvir e para agir”. 

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.