SÃO JORGE | Atualidade. Orçamento Participativo dos Açores anuncia vencedores da edição de 2022
A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através da Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública (EMRAP), anuncia, esta quinta-feira, 10 de novembro às 11h00, no Auditório Municipal de Velas, na ilha de São Jorge, as propostas vencedoras da 5.ª edição do Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores).
Após ter terminado, a fase de votação, serão, agora, apresentadas, pela voz dos cidadãos promotores, as propostas que reuniram mais votos dos açorianos, e que, assim, serão executadas pelo Governo Regional.
Com uma expressiva participação dos açorianos, a edição deste ano contou com mais de 15.600 votos, distribuídos pelas 278 propostas a votação.
Entre as áreas de governação às quais era possível apresentar propostas, a área da Educação foi a que recebeu mais ideias 113, seguindo-se as áreas da Cultura, 43, da Juventude, 38, da Agricultura, 21, do Turismo, 20, da Inclusão Social, 17, do Ambiente, 13, da Ciência, oito, e do Mar e Pescas com cinco ideias a votação.
Este instrumento de democracia participativa, permite que cada cidadão exerça o seu direito de voto duas vezes, um para eleger uma proposta de âmbito regional, que nesta edição contou com 53 propostas, e outro para votar numa proposta de âmbito ilha, este ano com 224 propostas. Os açorianos, tiveram, a possibilidade de escolher entre as nove propostas com impacto na ilha de Santa Maria, 73 na ilha de São Miguel, 37 na ilha Terceira, oito na ilha Graciosa, 28 na ilha de São Jorge, 37 na ilha do Pico, cinco na ilha do Faial, 20 na ilha das Flores e oito na ilha do Corvo.
Este evento será transmitido via ‘streaming’, através das plataformas digitais do Governo Regional dos Açores e do OP Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU