SÃO JORGE | Artur Lima inaugura obras de reabilitação do Loteamento dos Casteletes orçadas em 300 mil euros
O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, presidiu ontem à cerimónia de inauguração das obras de reabilitação do Loteamento dos Casteletes, executadas pelo município de Velas e financiadas pelo Governo dos Açores, através de um contrato ARAAL, no montante de 300 mil euros.
“Hoje inauguramos as obras de melhoramento das acessibilidades e embelezamento dos espaços públicos do Loteamento dos Casteletes, honrando o compromisso assumido com os Jorgenses”, afirmou.
Com esta intervenção, assinalou Artur Lima, o Governo poderá “lançar o concurso para a empreitada de construção de quatro novas habitações neste loteamento”, cujos “projetos já estão licenciados na Câmara Municipal de Velas”.
“Pretende-se que estas habitações sejam disponibilizadas na modalidade de arrendamento com opção de compra, num investimento na ordem dos 540 mil euros a financiar pelo PRR”, salientou.
Segundo o Vice-Presidente do Governo, só em “estreita colaboração com as autarquias locais” é que o “Governo pode atuar com maior assertividade e capacidade de resolução dos problemas” na área da habitação.
“Em parceria com o poder local, temos procurado maximizar investimentos para que os Açores do presente e do futuro não sejam iguais aos Açores que recebemos, onde a construção e a reabilitação foi residual”, lembrou.
O responsável pela área da habitação insistiu, na ilha de São Jorge, que os desafios neste domínio implicam “soluções objetivas”.
“Nos Açores, a solução escolhida passa por aumentar o parque habitacional público, apostando na construção e na reabilitação”, reiterou.
Além deste investimento no Loteamento dos Casteletes, Artur Lima avançou que está “concluída” a “elaboração dos projetos de execução para a reabilitação de seis habitações da Região em São Jorge, quatro no Concelho de Velas e duas na Calheta, num investimento na ordem dos 480 mil euros também a financiar pelo PRR”.
“No total, para a ilha de São Jorge, o Governo prevê construir e reabilitar 10 habitações, investindo globalmente mais de um milhão de euros até 2026”, concluiu.
GRA/RÁDIOILHÉU