SÃO JORGE

SÃO JORGE | Apresentado cartaz da 35.ª Semana Cultural das Velas

2.8kviews

A 35ª edição da Semana Cultural das Velas decorre de 4 a 7 de julho próximo, tendo sido apresentado o cartaz esta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, em conferência de imprensa realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Calema, Noble, Zé Amaro, Pedro Mafama, Pete Tha Zouk e o Grupo Jorgense Tributo são os destaques da edição de 2024 daquele que é o primeiro grande Festival de Verão do Triângulo (São Jorge, Pico, Faial).

Numa organização da Associação Cultural das Velas em parceria com o Município, a edição deste ano tem como tema “Turismo e as Nossas Belezas Naturais”, contando, uma vez mais, com um vasto programa.

Tal como recordou Mário Soares, Presidente da Associação Cultural das Velas, na conferência de imprensa, “os Festivais de Verão continuam a ter uma grande importância no panorama cultural do arquipélago, principalmente no grupo Central, onde há uma maior circulação de pessoas entre ilhas, funcionando quase como um roteiro turístico que abrange todas as faixas etárias”.

Este continua a ser, aliás, o objetivo da Semana Cultural, “que seja abrangente a nível etário, que desenvolva a economia local, que sirva de estímulo às instituições. E nós, enquanto representantes da cultura, queremos continuar a contribuir para tal”.

Assim sendo, ao nível do cartaz musical, destaque para o primeiro dia, quinta-feira, dia 4 de julho, para a atuação de Zé Amaro, cantor e compositor que inovou a música portuguesa, implementando o seu próprio estilo com ritmos country, sendo conhecido como o cowboy português.

Na sexta-feira, dia 5 de julho, de regresso ao palco da Semana Cultural, teremos o bem conhecido Grupo Jorgense Tributo, grupo que conta com mais de 25 anos de existência e tem levado o nome de São Jorge, além-fronteiras.

Na mesma noite, o palco principal da Semana Cultural recebe os sons do cantor e compositor Noble, um dos artistas mais proeminentes no território nacional.

No sábado, dia 6 de julho, destaque para a atuação dos Calema, dupla internacional de grande sucesso, e que este ano está a assinalar os seus 15 anos de carreira.

Para fechar a noite de sábado no palco dos Pescadores, teremos Pete Tha Zouk, Dj Internacional com uma longa carreira de sucessos e bastante conhecido do público.

Para o último dia, no domingo, 7 de julho, teremos a atuação de Pedro Mafama, o novo fenómeno da música portuguesa. 

De salientar que a organização mantém a aposta da Tenda Eletrónica, que vem complementar a animação noturna do programa, tornando assim a Semana Cultural ainda mais aliciante para a juventude.

A organização recorda que, a par dos grandes nomes da música, mantem a realização de várias provas náuticas e regatas, assim como inúmeras atividades lúdicas e desportivas.

Exposições, animação infantil, atuações de Bandas Filarmónicas, de Grupos Folclóricos e Desfile de Marchas Populares, são outros destaques de mais esta edição da Semana Cultural, a par da tradição taurina, com a realização da tradicional Tourada à Corda. 

Tal como em anos anteriores, a Organização do evento evidencia esforços para apoiar as Instituições do nosso Concelho, cedendo espaços, a título gratuito, para que possam angariar verbas para fazer face aos seus planos de atividades.

Mário Soares destaca ainda a realização de mais um ‘Quiosque do Triângulo’ que permite promover os produtos de excelência das três ilhas do triângulo, para além de fomentar laços de proximidade entre estas.

Segundo referiu na conferência de imprensa, “estamos convictos e estamos a trabalhar para que esta seja uma festa com muito sucesso, sempre com a vontade de fazer cada vez mais e melhor para os de cá, para os nossos Emigrantes que nos visitam nesta altura e para aqueles que vêm à descoberta da Nossa Terra”.

O Município e a Associação Cultural deixam igualmente um agradecimento às empresas pelo esforço no apoio e patrocínio ao evento, contribuindo significativamente para o orçamento global da festa, a qual contribui, em muito, para o desenvolvimento do Concelho e da economia local.

A 35ª edição da Semana Cultural das Velas pode ser acompanhada através da página da rede social do Facebook – Semana Cultural das Velas – .

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.