O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores, por intervenção de Polícias da Brigada de Fiscalização de Armas e Explosivos da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, com a colaboração do efetivo da Esquadra de Velas, na ilha de São Jorge, executou uma operação de fiscalização direcionada a proprietários de armas de fogo, importando verificar as suas condições de segurança e de guarda, e outra dirigida a um estabelecimento de armazenagem de produtos explosivos.
Na sequência desta operação foram apreendidas onze espingardas (classe D), duas carabinas (classe C) e 894 munições (classe D) por tudo se encontrar em infração ao Regime Jurídico das Armas e suas Munições.
Ainda no decurso desta ação, foram recolhidas a favor do Estado duas armas de fogo longas, do tipo espingarda, da classe D, e uma arma de fogo curta, tipo pistola, da classe B1, em virtude dos seus proprietários não pretenderem continuar na sua posse.
No que concerne à matéria de explosivos e respetivos estabelecimentos, foi detetada a guarda/armazenagem de 8 artigos de pirotecnia (foguetes) por uma empresa não licenciada para o efeito, tendo-se procedido à sua apreensão e comunicado os factos ao Ministério Público de Velas.
Por fim, foram identificadas duas entidades que procediam ao comércio e armazenagem de artigos de pirotecnia de sinalização sem se encontrarem autorizadas pela PSP. Foram apreendidos 6 artigos de sinalização (quatro fachos de mão e dois sinais paraquedas) e elaborado os respetivos Autos de Notícia por Contraordenação.
Com esta ação de fiscalização, o Comando Regional dos Açores, através da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, pretende dar continuidade à estratégia de intervenção, organizada e sistemática, visando o controlo de armas e munições, bem como o comércio e armazenagem de produtos explosivos, prevenindo assim o seu desvio e utilização em violação das regras de segurança, evitando-se acidentes graves, bem como o seu emprego em atividades ilícitas que causem perigo para a vida, a integridade física e a liberdade de todos.
CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU