SÃO JORGE

SÃO JORGE – AMN e Marinha auxiliam embarcação à deriva a seis quilómetros da Ponta Do Topo

829views

O Capitão do Porto da Horta, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou uma operação de auxílio a uma embarcação com três tripulantes a bordo, que ficou à deriva devido a uma avaria no sistema de propulsão a cerca de três milhas náuticas (aproximadamente seis quilómetros) da Ponta do Topo, na ilha de São Jorge, Açores.

​O alerta foi recebido pelo piquete do Comando-local da Polícia Marítima da Horta cerca das 22h40 (horas locais) de ontem, através do proprietário da embarcação, a solicitar apoio devido a uma avaria, tendo sido empenhada para o local uma embarcação da Polícia Marítima que se encontrava no porto das Velas. Foi também contactado o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, que ativou para o local o navio da Marinha ‘NRP Viana do Castelo’.

No local constatou-se que os tripulantes se encontravam bem, tendo uma equipa de técnicos no ‘NRP Viana do Castelo’ se deslocado a bordo da embarcação, no sentido de tentar resolver a avaria.

Apesar dos esforços efetuados, não foi possível resolver a situação, tendo a embarcação da Polícia Marítima efetuado o reboque da embarcação avariada, por questões de segurança da navegação no local, até ao cais do Topo, auxiliada por uma semirrígida do ‘NRP Viana do Castelo’, onde atracou em segurança pelas 07h35 de hoje (horas locais).

O Comando-local da Polícia Marítima da Horta tomou conta da ocorrência.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.