O Presidente do Governo Regional dos Açores sublinhou na terça-feira, na apresentação do projeto e na assinatura do contrato de cooperação valor-investimento com o Centro Social e Paroquial de Santo Antão, com vista à construção de um centro intergeracional, que o “desenvolvimento social é o desígnio maior de uma governação”.
“Não podemos prescindir do sentido solidário e humanista como um modo de ser e estar na vida”, assinalou José Manuel Bolieiro, falando no concelho da Calheta, em São Jorge, no primeiro de três dias de visita estatutária à ilha.
“Aqui olhamos para as crianças e encontramos também uma referência para os seniores. É este convívio que também nos permite olhar o ciclo da vida na sua totalidade, contando com os ativos que apoiam uns e os outros: os da infância e os seniores”, declarou ainda o Presidente do Governo.
O investimento estimado em quatro milhões de euros foi apresentado pelo Presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o Padre Dinis Silveira, tendo também estado presente na sessão o Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, que tutela a área da Solidariedade Social.
Considerando que as populações do Topo e de Santo Antão são as que se encontram mais afastadas geograficamente das restantes da ilha de São Jorge, o Governo dos Açores salienta o trabalho desenvolvido pelo Centro Social e Paroquial de Santo Antão, essencial no acompanhamento social das pessoas daquelas freguesias.
No sentido de disponibilizar às populações das ditas freguesias infraestruturas e equipamentos que sejam adequados ao desenvolvimento de atividades de cariz social e na prestação dos cuidados necessários aos utentes das várias valências desta Instituição, o Governo Regional dos Açores irá financiar a construção de um novo edifício que irá albergar várias valências.
O novo edifício compreender uma creche, um estabelecimento de educação pré-escolar – com capacidade para 20 clientes, um Centro de Atividades de Tempos Livres, um Centro de Dia e um serviço de apoio domiciliário.
A visita estatutária a São Jorge, que acaba na quinta-feira, terá ainda uma reunião com a autarquia da Calheta, a inauguração do novo Centro de Saúde das Velas e uma reunião do Conselho do Governo, entre outros momentos.
GRA/RÁDIOILHÉU