ÚLTIMAS

SANTA MARIA | PSD/Açores congratula-se com aumento de 33% de consultas de especialidade

367views

A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa congratula-se com o acréscimo de 33% nas consultas de especialidade realizadas na Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, no último ano. Alerta, contudo, que “muito há a fazer ainda de forma a garantir melhores cuidados de saúde primários”.

A parlamentar social-democrata falava no final de reunião com o Conselho de Administração daquela unidade de saúde, a fim de apurar as reais necessidades em matéria de saúde com vista a uma melhor qualidade de vida dos marienses.

Em 2020, realizaram-se 2157 consultas, enquanto em 2021 esse valor aumentou para 2970 consultas, um acréscimo de 33%, “valores bem reveladores da retoma da atividade assistencial”, realçou Elisa Sousa.

A deputada do PSD/Açores manifestou-se satisfeita com o facto de se verificar um maior número de utentes com médico de família, “assistência garantida por via de um reajuste em termos de organização interna, criando condições para que 420 utentes passassem a ter um médico de família designado”.

Ainda assim, “há 1236 utentes sem médico de família, daí a importância de se continuar a trabalhar para a fixação de médicos, sobretudo nas ilhas sem hospital”, advertiu Elisa Sousa.

Para minimizar a situação, a Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, garantiu 495 consultas para utentes sem médicos de família, entre janeiro e abril últimos.

Para a deputada social-democrata, congratula-se com “a reformulação da orgânica da Unidade de Saúde, por forma a possibilitar a contratação de dois médicos internistas, permitindo assegurar de uma forma mais especializada o serviço de urgência e internamento, como também, garantir aos utentes o acesso à consulta de medicina interna”.

No entanto, a necessidade de investimento nos recursos humanos estende-se a outros profissionais da área de saúde desde enfermeiros, assistentes operacionais, entre outros.
“Nesse sentido, é de valorizar a colocação de 26 profissionais de saúde ao longo do último ano”, acentuou a parlamentar social-democrata.

Por outro lado, a deputada do PSD/Açores salienta a premência de melhorar as infraestruturas da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, seja pela reabilitação como pela manutenção.

As prioridades assentam na recuperação da cobertura e pintura da Unidade de Saúde, na ampliação das infraestruturas, de modo a conferir um melhor serviço de urgência, mais gabinetes médicos e não médicos, constatou Elisa Sousa no local.

“A falta de manutenção ao longo dos últimos anos levou a vários problemas de infiltrações, havendo gabinetes e salas em condições que em nada dignificam o Serviço Regional de Saúde”, lamentou a parlamentar do PSD/Açores.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.