ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Parque habitacional, gestão da água e acessibilidades foram temas de reunião com autarquia de Vila do Porto

© Governo dos Açores | Fotos: MM
598views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje a reunião proveitosa tida entre o Executivo e a Câmara Municipal de Vila do Porto, a propósito da visita estatutária a Santa Maria, que decorre até quarta-feira.

“A reunião correu muito bem e foram levantadas diferentes questões que incidem sobre problemas e necessidades e ambições comuns a todos os municípios, mas com especial destaque, em Santa Maria, à questão habitacional”, sublinhou o Presidente do Governo.

Neste campo, prosseguiu, há uma “franca recuperação” face a um passado de “negligência”, com um conjunto de investimentos que “regularizará situações de muita degradação” e promoverá “melhor oferta” em Santa Maria.

A gestão da água – para consumo humano, animal ou para regadio – foi também tema do encontro com o executivo camarário, sendo que o campo das acessibilidades, “comum” a todas as ilhas, foi também abordado.

O aumento de rotações da SATA para Santa Maria e o implementar da “Tarifa Açores” trouxeram mais-valias à ilha, mas é necessário nesta fase “avaliar o sistema de reservas”.

“Parece-me que é legítima a preocupação e uma análise mais aprofundada” sobre o tema, que gera “dificuldades” ao transporte de doentes e também aos turistas, por exemplo.

A cooperação direta entre o Governo dos Açores e a autarquia de Vila do Porto abarca diferentes outras áreas, nomeadamente no campo espacial, já abordado no Fórum Autonómico de domingo, e também a abertura noturna do aeroporto da ilha, que tem merecido contactos de ambas as entidades com a ANA/Vinci.

“O Governo será aliado da autarquia e a autarquia do Governo na pedagogia e na aposta em que não se diminua a capacidade instalada”, vincou o governante.

Antes da reunião com a autarquia mariense foi apresentado o projeto da variante à Vila do Porto, que terá um custo final de perto de sete milhões e integrar o conjunto de vias rodoviárias na região que vão merecer apoio de 60 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Os preços estão a aumentar muito relativamente àquilo que era previsível na altura em que foram atribuídas as verbas do PRR aos Açores”, sinalizou, todavia, a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, que asseverou que nenhuma das vias deixará de avançar.

“Se houver uma revisão do PRR tem de ter em conta essa realidade. Os 60 milhões de euros ficam aquém daquilo que vai ser o valor final destas dez obras. Se não houver essa revisão, pois terá de ser o orçamento regional a colmatar essa diferença”, sustentou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.