A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, presidiu nesta sexta-feira, em Santa Maria, ao lançamento da Semana Europeia do Desporto.
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem lugar anualmente em setembro. Em 2023 comemora a sua 9.ª edição e, pelo terceiro ano consecutivo os Açores integram a iniciativa.
Mónica Seidi aludiu ao seu histórico pessoal no desporto como um gosto que tenta incutir na sua própria família.
“Os números deixam-nos muito orgulhosos. Ainda no ano passado conseguimos chegar a cerca de 10% da população da Região Autónoma dos Açores e gostaríamos muito que esse número fosse ultrapassado ao longo desta edição”, vincou.
Sendo uma organização da Direção Regional de Desporto, “é um evento que se faz com o apoio de variadíssimas entidades, associações e instituições”.
“Quero deixar desde já o meu agradecimento a todos os que, ao longo das nove ilhas, a ele têm aderido de forma muito significativa” ressalvou a Secretária Regional.
Do mesmo modo, o programa Açores Ativos tem dado um grande contributo nesta missão, sendo uma das apostas para o incentivo à atividade física em todas as idades e na promoção de estilos de vida saudáveis e mantidos de forma sustentável.
“O desporto que consiga chegar a toda a população tem uma palavra muito significativa naquelas que são não só as políticas deste Governo Regional, como nas atividades diárias da Direção Regional do Desporto”, prosseguiu a governante.
Além da saúde física, a saúde mental é outra das prioridades nestas atuações que se quer que atinjam todas as faixas etárias, por isso “o Governo Regional tem dirigido muito destas campanhas para os mais novos”.
O primeiro dia deste evento contou com diversas atividades com grupos de diferentes faixas etárias e sem esquecer o desporto adaptado. Durante a tarde as atividades em grupo voltaram-se para o desporto náutico, um dos temas centrais do programa, tal como os já referidos Sénior e Inclusivo, bem como o Fitness Day, Desporto em Família, BEACTIVE Night, Desporto Outdoor & Bike Day, Desporto no Trabalho, Desportos Urbanos ou Desporto na Escola.
“Fruto do excelente trabalho feito nos últimos anos, temos agora uma fasquia muito elevada e este é o nosso desafio”, concluiu a Secretária Regional da Saúde e Desporto.
GRA/RÁDIOILHÉU