REGIONAL

SANTA MARIA | Manuel São João apela à consciência coletiva face aos problemas da pesca

© Governo dos Açores | Foto: SRMP
168views

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, apelou na sexta-feira à consciência coletiva para fazer face aos problemas do setor das pescas.

Na abertura do III ShowMar – Feira do Mar dos Açores, que decorre até amanhã em Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Manuel São João referiu que “hoje, mais do que nunca, esses problemas são, e deverão ser, os problemas do Governo e de todos os parceiros da fileira”.

“Com diálogo e abertura, como penso tem existido até aqui, temos que assumir a consciência coletiva para perceber que não existem, na nossa fragilidade insular, problemas isolados. O problema de um pescador, de uma associação ou de todo o setor acarreta consequências sociais e económicas transversais a toda a sociedade”, disse.

O Secretário Regional do Mar e das Pescas reforçou que “essa é e será sempre a nossa missão, a de remarmos todos para o mesmo lado”, acrescentando que “o desenvolvimento de ações destinadas à valorização dos produtos locais é por nós considerada como a estratégia credível e eficaz já que permitirá enfrentar os desafios económicos presentes e futuros”.

O ShowMar foi idealizado para centralizar a oferta regional ao nível da produção, transformação, processamento e comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura, contribuindo para a promoção dos produtos da pesca dos Açores, valorizando-os, destacando as boas práticas e sensibilizando para as questões da sustentabilidade do setor.

O concelho de Vila do Porto, Santa Maria, acolhe até domingo o III ShowMar – Feira do Mar dos Açores, evento que conta com diversos painéis sobre a atualidade do setor, animação musical e degustações de produtos do mar.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.