ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Luís Garcia apela aos jovens açorianos para que  aproveitem as oportunidades nas suas ilhas

269views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís  Garcia, terminou a sua visita de dois dias a Santa Maria satisfeito com a quantidade de jovens que encontrou “felizes por estarem a trabalhar e por se terem conseguido fixar na sua ilha”, ao  mesmo tempo que ajudam a criar “emprego, produtos e riqueza”. 

No entender do Presidente do Parlamento açoriano, esta é a prova de que é possível “mitigar e  ultrapassar o grande desafio da Autonomia”, que é o problema demográfico, pelo que deixou  dois apelos diretos na hora da despedida: um primeiro apelo dirigido “a todos os agentes do  desenvolvimento, para que se unam na obrigação de criar condições para que os nossos jovens  se possam fixar nas nossas ilhas”, e outro dirigido aos próprios jovens, para que “aproveitem  essas oportunidades, sejam empreendedores e arrisquem”.  

Depois de ter visitado projetos de jovens empreendedores, nomeadamente a empresa (RE)  COMEÇAR e a empresa Cantinho das Aromáticas – Santa Maria, o Presidente Luís Garcia  manteve o futuro dos jovens no centro das suas preocupações, arrancando o segundo dia de  trabalho com uma visita à Escola Básica e Secundária de Santa Maria, onde reuniu com o  Conselho Executivo. 

O Presidente do Parlamento açoriano quis também dar uma palavra aos empresários locais,  tendo reunido na terça-feira de manhã com a Associação Comercial e Industrial da Ilha de Santa  Maria e com a Delegação de Santa Maria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.  

No final dessa reunião, reconheceu que ainda há empresários com queixas relativamente ao  setor dos transportes, sobretudo transporte de cargas, que considera “outro dos grandes  problemas” da região. “Demos um grande salto, com a tarifa Açores e com mais oferta de voos,  mas ainda há muito trabalho a fazer”, acrescentou.

Da parte da tarde, o Presidente Luís Garcia foi visitar o Teleporto Espacial e a Estação RAEGE Az, onde foi mais uma vez surpreendido pela quantidade de jovens com trabalho qualificado  que o projeto permitiu que se fixassem em Santa Maria. 

A agenda oficial da visita do Presidente da ALRAA terminou com uma reunião com a Mesa do  Conselho de Ilha de Santa Maria, onde foram abordadas as principais preocupações dos  marienses, terminando assim o périplo por todas as ilhas da região com que se comprometeu  no início do seu mandato. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.