XTB

ROMA | Papa pede novas sinergias entre universidades pontifícias

Foto: Vatican Media;
314views

(Ecclesia) – O Papa apelou hoje à criação de novas sinergias entre universidades pontifícias, sediadas em Roma, ao receber em audiência 3 mil docentes, estudantes e funcionários dessas instituições académicas.

“Sobretudo depois da pandemia de Covid 19, urge iniciar um processo que leve a sinergias eficazes, estáveis e orgânicas entre as instituições académicas, para melhor honrar as finalidades específicas de cada uma e para favorecer a missão universal da Igreja”, declarou, no Auditório Paulo VI, do Vaticano, numa intervenção divulgada online.

Francisco começou por elogiar a “herança riquíssima” das universidades pontifícias, desejando que a mesma não faça delas “uma peça de museu”.

“Se quereis um futuro fecundo, a vossa custódia não pode limitar-se a manter o que foi recebido: deve, pelo contrário, estar aberta a desenvolvimentos corajosos e, se necessário, também inéditos”, apontou.

O Papa apresentou o Dicastério para a Cultura e a Educação, dirigido pelo cardeal português D. José Tolentino Mendonça, como interlocutor para acompanhar as instituições académicas neste caminho.

OC/AE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.