REGIONAL

RIBEIRA GRANDE | Município reforça as ligações de comunicação para atrair Nómadas Digitais

77views

A Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Altice Portugal assinaram, um protocolo para a reforçar a rede de fibra ótica e 5G no concelho, no âmbito das estratégias definidas pela autarquia para alavancar a economia digital. Atualmente, a Ribeira Grande conta com uma taxa de cobertura na ordem dos 95%, sendo intenção da Altice Portugal que, até final deste ano, toda a rede do concelho esteja coberta por fibra ótica e tecnologia 5G.

De acordo com Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, este acontecimento é fundamental para o desenvolvimento do concelho, sobretudo porque irá reforçar a notoriedade da Ribeira Grande como um destino que, ao nível de comunicações, está na vanguarda daquilo que se pratica no país, além do que irá permitir atrai os nómadas digitais, devido ao facto das ligações serem mais rápidas.

“A nossa aposta em trazer nómadas digitais para o concelho da Ribeira Grande é elevada, daí a necessidade de investimento em reforçar a rede de comunicações. A primeira campanha de nómadas digitais nos Açores foi lançada no mês passado, mais precisamente na Ribeira Grande, pelo que é crucial reunir todas as condições de conetividade à internet. Neste momento, já contamos com cinquenta inscrições de nómadas digitais que querem vir para a Ribeira Grande. É algo muito positivo.”, referiu o Edil.

“O conceito de nómadas digitais que a autarquia lançou pretende criar valor através da partilha de know-how entre os residentes e aqueles que eventualmente possam vir para a Ribeira Grande, assim como procura fomentar a economia local, desde os alojamentos locais, à restauração, entre outras atividades. Estamos a criar uma incubadora de empresas de base local onde os nómadas digitais também possam vir trabalhar, remotamente, caso o queiram.”, disse Gaudêncio.

Paralelamente, o presidente da autarquia agradeceu à administração da Altice Portugal as pranchas de surf entregues, na ocasião, à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e ao Clube Naval de Rabo de Peixe, como forma de promoção do desporto inclusivo. De destacar que ao Centro de Atividades Ocupacionais da referida Santa Casa, foi entregue uma prancha de surf adaptada que irá permitir aos utentes portadores de deficiências experienciar este desporto.

Esta entrega simbólica representa a notabilidade que a Ribeira Grande detém, enquanto Capital do Surf, sendo esta uma marca com potencial de crescimento, e à qual entidades de renome nacional, no caso concreto da Altice Portugal, já começam a associar-se.

CMRG/GC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.