REGIONAL

RIBEIRA GRANDE | Município pretende mais pessoas no Concelho

222views

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, recebeu nos Paços do Concelho as deputadas na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Délia Melo e Ana Quental.

Na reunião, em que também marcaram presença o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Laudalino Rodrigues, e os presidentes da Junta de Freguesia da Lomba da Maia, Alberto Ponte, e da Junta de Freguesia dos Fenais da Ajuda, Davide Camboia, foram dados contributos para a definição de estratégias que fixem mais pessoas na zona oriental do concelho da Ribeira Grande.

Uma das medidas que está prevista, já no início de 2022, é a disponibilização de formação adaptada às necessidades das empresas sedeadas naquela zona do concelho, para que seja possível capacitar os desempregados daquelas freguesias, contribuindo também para a criação de novos postos de trabalho.

As juntas de freguesia da zona oriental do concelho irão proceder ao levantamento das necessidades formativas e, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia da Maia, criar cursos intensivos, os quais serão realizados naquelas localidades. Para o presidente da autarquia da Ribeira Grande “é urgente inverter a tendência negativa da demografia na zona oriental do concelho. Para isso, contamos com os parceiros locais para trabalharmos em conjunto.”

Alexandre Gaudêncio referiu ainda que, no presente mandato, a autarquia da Ribeira Grande pretende incentivar a fixação de jovens casais no concelho, através de políticas de habitação acessível, tema este que está a ser trabalhado e que está espelhado na estratégia local de habitação.

CMRG/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.