Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, marcou presença no encontro “Dependências, perspetivas e caminhos” promovido pela PAV (associação projeto de apoio à vida) que decorreu esta 6ª feira, 26 de agosto, no salão da junta de freguesia da Ribeirinha.
O evento, que contou com a presença do diretor regional das dependências, Pedro Fins, serviu para se debater e analisar as várias respostas sociais existentes para a temática das dependências.
“Na Ribeira Grande estamos empenhados em ajudar a combater os efeitos nefastos das dependências, principalmente ao nível social. Para tal, apresentamos, no passado mês de julho, as linhas gerais do plano municipal de combate às dependências, que prevê, entre outras medidas, a reinserção dos dependentes na vida ativa” revelou Gaudêncio.
O autarca adiantou ainda que o plano prevê o trabalho em rede das várias instituições, em que as juntas de freguesia são fundamentais para a identificação de indivíduos que possam ser apoiados.
“Mais do que nunca temos que saber trabalhar em equipa. Embora existem diversas respostas para ajudar quem precisa, na prática há falta de diálogo entre as instituições. Pretendemos ajudar nesse aspeto, despoletando essa articulação que é fundamental para atenuar a problemática das dependências” disse o autarca.
As linhas gerais do plano municipal de combate às dependências foram apresentadas em julho pela ARRISCA, entidade que está já no terreno a auscultar as várias instituições ligadas à temática.
No encontro desta 6ª feira participaram as associações Novo Dia, Alternativa, Beneficiários Cativos Reintegrados e Desafio Jovem. O evento foi organizado pela PAV (associação projeto de apoio à vida) e apoiado pela junta de freguesia da Ribeirinha e pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.
CMRG/RÁDIOILHÉU