ÚLTIMAS

REGIÃO | Vice-Presidente sublinha importância de promover a divulgação científica

| Foto: VPG
85views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, iniciou hoje uma visita aos Centros de Ciência dos Açores, com o objetivo de promover a proximidade institucional e a divulgação da ciência, tecnologia e inovação na Região. 

Artur Lima apontou como fundamental “levar a ciência à comunidade e trazer a comunidade à ciência”, relevando a sua importância para o futuro dos Açores. 

“Os centros de divulgação da ciência, são essenciais para promover a cidadania científica, com impacto direto na educação e na inclusão”, destacou, acrescentando que estes espaços podem também assumir um papel na captação de turismo.

A visita teve início no Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, e incluiu deslocações ao Expolab – Centro de Ciência Viva, ao Observatório Astronómico de Santana Açores e ao Observatório Microbiano dos Açores.

A iniciativa visou mapear as necessidades e as expectativas destes centros, reforçando o papel do Governo Regional na promoção e aprofundamento das possibilidades de colaboração existentes. 

O Vice-Presidente do executivo sublinhou a importância de avaliar de que modo o Governo pode contribuir para potenciar a sua atividade, sublinhando a aplicação criteriosa de recursos. 

Nesse sentido, Artur Lima considerou que poderá existir “uma reavaliação dos apoios”, tendo como objetivo avaliar a hipótese dos Centros de Ciência concorreram a projetos, adquirindo “’know-how’ e apoio nessa matéria, e apoio para que possam também ter receitas próprias para complementar os apoios do Governo”. 

O governante sublinhou que estas entidades científicas “fazem um trabalho extraordinário, dentro dos Açores, em todas as ilhas”, sendo também “muito interessantes para gerar fluxos turísticos, para que se possa ter mais uma oferta a proporcionar a quem visita” a Região.

As reuniões tidas com as direções servirão para examinar “o melhor caminho para a divulgação da ciência” nos Açores, afirmou Artur Lima. 

O Vice-Presidente destacou ainda o financiamento já alocado aos Centros de Ciência e relembrou que, para 2026, se prevê um investimento de mais de 850 mil euros, de forma a garantir o seu funcionamento eficaz e a realização de atividades em todo o arquipélago.
 
GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.