ÚLTIMAS

REGIÃO | Vasco Cordeiro defende reforço de meios na prevenção e combate às dependências nos Açores

472views

Vasco Cordeiro defendeu a necessidade de “reforçar a capacidade e os meios que permitam às instituições que lidam com as dependências dar respostas mais eficazes a este flagelo”.

O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS no Parlamento dos Açores falava à saída de uma visita à Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores (ARRISCA), em Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro entende que devem ser “congregados recursos e meios”, de forma a que todos aqueles que lidam diariamente com esta problemática possam manter uma “atitude proativa”.

“Isso é absolutamente essencial, para que não deixemos ninguém para trás, neste domínio do tratamento das dependências”, frisou o líder dos socialistas Açorianos.

Vasco Cordeiro realçou que os fenómenos da dependência “antes de serem um problema de segurança são um problema de saúde”, não apenas do indivíduo que está nessa situação, mas também de “saúde pública, pela dimensão e pelos riscos do fenómeno que nos afeta enquanto comunidade”.

O Presidente do PS/Açores defendeu também a necessidade de se “atualizarem e de se rever a algumas das medidas que os anteriores governos regionais do Partido Socialista implementaram”, uma necessidade para que se “continue a dar a melhor resposta possível”.

Vasco Cordeiro exemplificou que isso deve ser feito ao nível da articulação entre as diversas entidades.

“O anterior Governo Regional, do Partido Socialista, publicou em 2019 o plano de referenciação e articulação entre diversas entidades e esse é um dos aspetos que deve ser atualizado”, frisou.

“Interessava rever e ampliar o apoio assistencial à pessoa com dependência, que, neste momento, é garantido apenas num ponto. Seria fundamental garantir que estivessem disponíveis mais soluções”, salientou o Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.