ÚLTIMAS

REGIÃO | Unidade de Saúde de Ilha do Faial em pleno dentro de três semanas, anuncia Mónica Seidi

© Governo dos Açores
479views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto anunciou esta terça-feira, na Assembleia Regional, numa sessão de perguntas ao Governo Regional, que a Unidade de Saúde de Ilha do Faial estará em “pleno funcionamento dentro de três semanas”.

Os atrasos causados pela falha de planeamento em termos de equipamentos e subdimensionamento estrutural, nomeadamente em termos de espaço de arquivo e armazenamento para material clínico e não clínico, já foram ultrapassados e, na segunda-feira, já houve consultas de Medicina Dentária na nova Unidade de Saúde, adiantou a governante.

Mónica Seidi acrescentou ainda que, nas próximas semanas, se seguirão, em primeiro lugar as consultas de Terapia da Fala, Nutrição e Psicologia.

“Ultrapassada essa fase, a transferência de valias continuará com os Serviços Externos e Administrativos”, sublinhou.

A terminar, serão transferidos os Serviços de Enfermagem e Consultas do âmbito da Medicina Geral e Familiar.

A falta de médicos de Medicina Geral e Familiar, disse ainda a Secretária Regional, tem sido colmatada pelas consultas complementares que, entre 2019 e 2022 subiram de 5.727 para 14.365. 

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.