ÚLTIMAS

REGIÃO | União Europeia aprova mais 175 vagas para o Programa “Novos Idosos”

© Governo dos Açores | Foto: VPGR
745views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, confirmou hoje, na Lagoa, que a União Europeia já “aprovou mais 175 vagas” para a segunda fase do programa “Novos Idosos” que, no próximo ano, chegará a todas as ilhas dos Açores.

“A União Europeia aprovou mais 175 vagas. É o reconhecimento europeu deste programa inovador a nível nacional e europeu”, assinalou o governante, lembrando que ainda terá de ser decidida a distribuição das vagas por concelho.

Em jeito de balanço, o Vice-Presidente do Governo deu nota de que, até ao momento, já foram abrangidos pelo programa “Novos Idosos” 126 idosos; 116 cuidados domiciliários já estão integrados; e 18 técnicos especializados foram contratados pelas instituições de enquadramento.

“Temos já 126 idosos em casa na Praia da Vitória, Ponta Delgada e na Horta. Estamos a alargar agora na Lagoa e depois a Vila Franca do Campo”, vincou.

Artur Lima realçou que “além do humanismo que permite às pessoas estarem casa”, o programa permite ainda “criar emprego na freguesia, contratar gente especializada e com formação e implementar os planos de cuidados dos idosos”, em “articulação com as instituições”.

O governante sublinhou que “sem as Santas Casas da Misericórdia e as IPSS não era possível fazer este programa”, reconhecendo a importância destas parcerias para o seu sucesso.

No dia em que foi publicado o despacho de homologação da lista de ordenação final dos candidatos do concelho da Lagoa, Artur Lima salientou que o “Novos Idosos” permite “aliviar a pressão nos lares de idosos” e retardar a institucionalização.

“Alivia as pessoas que se inscreviam nos lares de idosos, a lista de espera e a pressão sobre as instituições”, concretizou.

Face às dificuldades no desempenho das suas atividades diárias, o idoso abrangido pelo primeiro contrato de prestação de cuidados na Lagoa apresenta um plano individual que contempla atividades de vida diária, gestão da medicação, ocupação de tempos livres, atividade física e interação social.

Foi contratado um cuidador domiciliário pela Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e estabelecido um apoio mensal de 924 euros, para compensação das 39 horas semanais necessárias para os cuidados propostos.

Este projeto-piloto, que chegou agora à Lagoa, está a ser executado com o apoio da instituição de enquadramento Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e da sua equipa técnica local, contemplando 50 idosos, 31 mulheres e 19 homens, com uma média de idades de 80 anos.

O programa “Novos Idosos”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa implementar uma resposta de proximidade, que permita aos idosos continuarem a viver em casa e na comunidade, ao longo do tempo, com segurança e de forma independente, através da conceção e execução de um Plano Individual de Cuidados (PIC), beneficiando da atribuição de um apoio financeiro mensal de até 948 euros, para assegurar os serviços e auxílios necessários à realização das atividades básicas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.