ÚLTIMAS

REGIÃO | Total de 98,5% das necessidades docentes colmatadas no início do ano letivo nas escolas dos Açores

© Governo dos Açores
493views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, afirmou que “98,5% das necessidades docentes das escolas, para o próximo ano letivo, estão colmatadas”, sendo que há “mais 185 professores em funções letivas” do que havia no início do ano anterior.

A aferição dos números decorre do resultado das colocações docentes feitas pela Secretaria Regional, no final desta quinta-feira, 24 de agosto.

De acordo com a titular da pasta da Educação, as escolas açorianas terão, em setembro, “perto de 4900 docentes em funções letivas”, o que se traduz no preenchimento de 98,5% das necessidades das escolas.

Recorde-se que o Ministério da Educação afirmou, na passada quarta-feira, ter 95% dos horários de docentes já atribuídos.

O aumento verificado em relação ao ano anterior resulta “de aposentações, possíveis mobilidades para o restante território nacional e pela aferição das necessidades das unidades orgânicas da Região”.

Sofia Ribeiro avançou ainda que foram lançadas “mais 81 vagas para a contratação a termo” do que em agosto de 2022.

“Este é o resultado do esforço feito pelo XIII Governo dos Açores de colocar professores e educadores em quadro, diminuindo a precariedade sentida na classe docente, o que já resultou na integração de 572 docentes no últimos dois anos e meio”, ressalvou.

O próximo ano letivo arranca a 12 de setembro nas escolas da Região. O calendário escolar foi aprovado por unanimidade pelos conselhos executivos das unidades orgânicas do sistema educativo regional, no passado mês de junho.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.