ÚLTIMAS

REGIÃO | Total de 572 docentes integrados nos quadros dos Açores em três anos

© Governo dos Açores
346views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, revelou hoje que, nos últimos três anos, entraram 572 docentes nos quadros da Região “que deixaram de estar contratados em situação precária”, encontrando-se agora “com vínculo de trabalho”.

“Só este ano, 143 professores e educadores encontraram estabilidade laboral e social”, frisou.

A titular da pasta da Educação recordou que no concurso de 2021 foram colocados 281 docentes em quadro e no concurso de 2022 foram integrados 148 docentes.

De acordo com a governante, destes 143 docentes agora colocados, “98 ocupam vagas nos quadros de ilha”.

Recorde-se que esta figura foi proposta por este executivo, através da revisão do Regulamento do Concurso do Pessoal Docente na Região Autónoma dos Açores, em março de 2021.

“Se não tivéssemos criado os Quadros de Ilha, havia 389 docentes que não viam colocação, mantendo-se em situação de precariedade”, frisou Sofia Ribeiro.

Segundo a Secretária Regional, este número “corresponde a um esforço e a um compromisso do Governo Regional de valorização da Educação e da estabilidade da carreira docente”.

Sofia Ribeiro revelou ainda que, no passado dia 10 de maio, pelo concurso interno, que permite que os docentes possam mudar de quadro, tinham ficado colocados 200 docentes, 134 em quadro de escola e 66 em quadro de ilha.

“Destes 200 docentes, 61 vieram dos quadros docentes do Ministério da Educação e da Região Autónoma da Madeira, número que tem vindo a crescer nos últimos anos em regime de estabilidade, e que confirma a crescente atratividade do sistema educativo dos Açores”, frisou.

A governante explicou que os candidatos colocados devem “proceder à aceitação da colocação obtida” entre 22 e 26 de maio, através do “preenchimento do respetivo formulário eletrónico”.

A regulamentação, as vagas e outras informações sobre o concurso podem ser consultadas em https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.