A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, avança que “mais de 95% dos candidatos açorianos ficaram colocados” na primeira fase de candidatura ao Ensino Superior.
Dos 1.154 candidatos açorianos, 1.091 alunos já conseguiram colocação.
“Em relação aos 1.289 que terminaram o 12.º ano no ensino regular, 92% entrou no ensino superior já nesta primeira fase de colocação”, refere Sofia Ribeiro.
Apesar de existirem menos candidatos este ano, “a percentagem de alunos que conseguiu colocação na primeira fase de candidaturas é superior a 2021”.
De acordo com a titular da pasta da Educação, “há três anos consecutivos que o número de candidatos diminui”.
Este ano, são “menos 84 candidatos” do que em 2021, ano em que “cerca de 92% dos alunos candidatos” viu colocação na primeira fase.
Quanto às áreas dos cursos, Gestão, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Medicina foram as preferidas dos jovens açorianos e segundo Sofia Ribeiro, “69% dos alunos colocados ficou na sua 1.ª opção”.
“A Universidade dos Açores é a escola que recebe mais jovens açorianos, com 400 colocações, seguida da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho, com 37 e 30 colocações, respetivamente”, frisou Sofia Ribeiro.
A 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior terminou com 49.806 alunos colocados em todo o país – o segundo maior número de sempre.
As candidaturas à segunda fase iniciaram na última segunda-feira, 12 de setembro, e podem ser feitas até 23 de setembro nas ainda 5.284 vagas disponíveis em todo o país.
GRA/RÁDIOILHÉU