REGIONAL

REGIÃO | Setor do Turismo com margem para crescer nos Açores, assinala Presidente do Governo

© Governo dos Açores | Foto: MM
112views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou na quinta-feira, na abertura do 47.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que “há espaço para investimentos e crescimento do Turismo” nos Açores, sempre “ajustado” a cada uma das nove ilhas.

“Estamos muito longe de sermos um destino massificado”, sublinhou o governante, falando no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e dirigindo-se a centenas de personalidades ligadas ao setor turístico.

“Nos Açores e com os Açores”, a APAVT está por estes dias na região a “pensar Portugal e o Turismo”, vertente da economia “pujante e geradora de riqueza para famílias e empresas”, destacou José Manuel Bolieiro.

Os Açores, nesse sentido, podem ser um “verdadeiro laboratório de futuro”, sendo inclusive o único arquipélago do mundo certificado como destino sustentável

“Não exaurimos recursos, pretendemos valorizá-los, criando riqueza”, prosseguiu o governante, falando no maior fórum de Turismo de Portugal.

“O que temos para oferecer está alinhado com o que procuram as novas gerações”, acrescentou ainda, dando como exemplo o “respeito pela natureza”.

O atual ano, anunciou José Manuel Bolieiro, “perspetiva-se como o melhor de sempre” para o setor nos Açores, ainda um destino longe de massificado e assente na qualidade da oferta.

“A Natureza é a nossa natural certeza eterna”, declarou o Presidente do Governo, para quem “qualquer política pública de incentivo ao investimento terá sempre esta referência do desenvolvimento sustentável”.

A redistribuição dos fluxos turísticos pelas nove ilhas e combater a sazonalidade são desafios que a região tem e que José Manuel Bolieiro reconheceu no Teatro Micaelense.

O governante destacou ainda o papel do grupo SATA, e anunciou na ocasião a recondução de Luís Rodrigues nos destinos da empresa, como Presidente da ‘holding’ a criar de modo a que avance a privatização da Azores Airlines.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.