REGIÃO | Secundárias da Terceira, São Miguel e Faial vão representar os Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Secundária Domingos Rebelo, a Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores e a Escola Secundária Manuel de Arriaga foram eleitas hoje para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. As quatro escolas secundárias foram as mais votadas, durante a sessão regional, que teve lugar durante o dia de hoje na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta.
O tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” foi debatido ao longo do dia por 73 alunos de 32 escolas secundárias e profissionais da Região.
O projeto base apresentado pelos alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio, eleito ao início da tarde com 14 votos, foi discutido em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, agendada para os dias 27 e 28 de maio, na Assembleia da República.
Na sessão realizada hoje foi também eleito o porta-voz do grupo que representará os Açores na sessão nacional, tendo a missão sido confiada à aluna Ana Beatriz Pereira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Após a cerimónia de abertura da sessão regional, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar perguntas aos convidados presentes, nomeadamente, o Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, em representação da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, e aos Deputados do Parlamento Regional, António Lima, do BE, Russel Sousa, do PS, e José Paulo Sousa, do Chega.
Destaque ainda para o Concurso Euroscola realizado ontem à noite no Plenário da sede da Assembleia Legislativa, que contou com a participação de 20 alunos de dez escolas da Região.
O trabalho apresentado pelas alunas Maria Sousa e Catarina Costa da Escola Secundária Vitorino Nemésio sobre o tema “Promover a Paz, os seus valores e o bem-estar dos povos” foi o mais votado pelos membros do júri desta sessão, composto pelo Capitão do Porto da Horta e Comandante Local da Polícia Marítima, Capitão-de-Fragata Amílcar Braz, pela Coordenadora
do Núcleo de São Miguel da Amnistia Internacional, Catarina Gaspar, e pelo mestre em Assuntos Europeus, Rodrigo Silva.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que na Região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo Regional, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
ALRAA/RÁDIOILHÉU