O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência, no Palácio de Sant’Ana, o Conselho de Administração da RTP, liderado por Nicolau Santos, lembrando que a estação representa um “pilar” da autonomia regional.
“A RTP/Açores é um pilar essencial da nossa autonomia, garantindo a coesão entre as nove ilhas do arquipélago e reforçando os laços com a nossa diáspora. O seu papel é insubstituível na promoção da identidade regional e cultural dos Açores”, vincou o governante, que esteve acompanhado na audiência pelo Secretário Regional com a tutela da comunicação social, Paulo Estêvão.
“O Governo dos Açores está empenhado em assegurar que, dentro dos recursos financeiros disponíveis, haja condições para garantir a continuidade e a previsibilidade do financiamento da RTP/Açores, num quadro de total transparência”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.
“Reconhecemos que o financiamento dos órgãos de comunicação social públicos em Portugal é uma responsabilidade do Estado, mas também é entendimento deste Governo que a autonomia regional deve assumir a sua quota-parte nesta responsabilidade”, concretizou o Presidente do Governo.
Recorde-se que o Conselho do Governo aprovou recentemente um apoio financeiro de 200 mil euros à RTP com vista à melhoria das condições técnicas dos correspondentes localizados nas ilhas que não possuem delegação, matéria que mereceu o apreço da administração da empresa.
Ademais, o Governo dos Açores apresentou esta semana o “Plano para os Media Açorianos”, que incide no apoio ao setor privado, mas incorpora um eixo, referente à formação de jornalistas – numa colaboração com o CENJOR -, que será aberto aos jornalistas dos órgãos públicos, designadamente RTP/Açores, Antena1/Açores e agência Lusa.
GRA/RÁDIOILHÉU