
O cabeça de lista pelo círculo dos Açores da Coligação PSD/CDS/PPM à Assembleia da República, Paulo Moniz, considerou hoje que “a reabertura noturna do Aeroporto de Santa Maria é essencial para o desenvolvimento da ilha”.
“A Ilha de Santa Maria tem merecido por parte dos eleitos pela Aliança Democrática, na Assembleia da República, uma prioridade nas suas preocupações e intervenções, em particular, as infraestruturas aeroportuárias”, afirmou.
Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao Aeroporto de Santa Maria, Paulo Moniz destacou que “esta infraestrutura desempenha um papel fundamental no contexto económico e de afirmação geoestratégica e geopolítica da Ilha de Santa Maria”.
O candidato social-democrata reconheceu tratar-se de “uma grande luta que temos travado, assim como um grande esforço para que se consiga reabrir, no período noturno e têm sido dados passos significativos neste sentido”.
Como está, explicou à comunicação social, “o Aeroporto de Santa Maria não consta dos mapas de voos das companhias comerciais, dos voos privados, e deixa de estar no radar das possibilidades de utilização do tráfego internacional”.
Por seu turno, Paulo Moniz advoga “uma solução que não dependa de protagonistas políticos em cada momento, mas de uma alteração que se perpetue com estabilidade e seja independente de uma vontade de circunstância”.
“Só assim garantimos que Santa Maria volte a ter a sua infraestrutura aberta durante o período noturno, traduzindo-se numa vantagem económica, uma afirmação e uma reafirmação que a ilha precisa”, acentuou.
Paulo Moniz sublinhou tratar-se de um “compromisso” que tem assumido com os marienses, que conta “honrar com afinco”.
Para Paulo Moniz, este “é um tema de maior relevância da Santa Maria”, a par da aposta na atividade espacial, complementarmente “ao ecossistema que a ilha oferece no contexto dos Açores ligados ao espaço e ao tráfego aéreo, se deva consolidar e que também precisam para o seu desenvolvimento desta infraestrutura aeroportuária em pleno funcionamento”.
“Essas apostas não podem ter ‘buracos’ vazios de operacionalidade ao nível das infraestruturas disponíveis em Santa Maria”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU