AGENDA

REGIÃO | Rafael Carvalho é o artista #3000 no Pico com MiratecArts

304views

Desde 2012, a associação MiratecArts tem acolhido, na ilha sede do Pico, artistas de todas as ilhas dos Açores, da Madeira, de norte a sul de Portugal Continental e ainda de outros 64 países. 

Através de programas de criação artística, desenvolvimento e mostra, incluindo festivais, temporadas e residências na sede MiratecArts Galeria Costa, e em parceria com espaços privados, municipais e regionais, artistas locais e visitantes apresentam mais de 200 programas anuais. 

MiratecArts tem 700 colaboradores, das 9 ilhas dos Açores, que fazem parte da rede através de miratecarts.com, aberta para registo a qualquer talento criativo das ilhas, ou açoriano no mundo. 

Rafael Carvalho participa desde a primeira edição do Azores Fringe Festival, a partir da sua ilha de São Miguel. É um dos artistas que colabora anualmente com a associação. Sua primeira vez, em pessoa, na ilha sede da MiratecArts, foi em 2016, na primeira edição do Festival Cordas. “Rafael Carvalho é um daqueles artistas excepcionais que nem precisa de incentivo para participar,” admite o fundador e diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa. “Desde o primeiro dia, Rafael Carvalho, a sua Viola da Terra, programas, álbuns, textos e ideias têm presença constante no plano anual da associação. São poucos os que têm iniciativa própria e estou feliz que podemos contar não só com o incrível talento deste açoriano, mas também com a sua contribuição para o desenvolvimento da cultura ilhéu.” 

Rafael Carvalho é um dos maiores dinamizadores da Viola da Terra a nível Regional e Internacional. Para além da pesquisa e ensino da Viola da Terra, em várias escolas de Violas, das quais se destaca o Conservatório de Ponta Delgada, onde lecionou de 2008 a 2022 e estruturou o Curso Curricular do Instrumento, editou 10 Álbuns de Viola da Terra a Solo, 2 álbuns em Duo e 2 álbuns em Trio. Tem ainda 3 livros editados do seu “Método para Viola da Terra” e o livro “Viola da Terra – Crónicas” com uma compilação de artigos sobre a Viola e o seu contexto ao longo do tempo. Produz diversos eventos, anualmente, tendo sido o mentor do Festival “Violas do Atlântico”, “Encontro de Violas Açorianas”, “Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel”, entre outros.

Rafael Carvalho voltou ao Pico esta semana, sendo assim o artista #3000 com a MiratecArts. Apresenta-se, este domingo, 27 de julho, na temporada “Música no Forte” nas Lajes do Pico. Vai estar bem acompanhado em palco com a guitarra portuguesa de Tiago Lima e ainda convidados locais. “Quanto ao futuro, só espero a sua contínua participação, como ele tem feito até aqui, onde vê que consegue dar o seu contributo de excelência. E, claro, suas ideias são sempre bem vindas assim como incentivar cada vez mais participação dos talentos que encontra nas suas andanças”, conclui Terry Costa. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.