ÚLTIMAS

REGIÃO | PSP dos Açores promove Operação “Dia do 112” junto da comunidade escolar

89views

 O Comando Regional da Polícia da Segurança Pública (PSP) dos Açores, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), no dia 11 de fevereiro, promove a Operação “Dia do 112”, através da realização de ações de sensibilização e contatos individuais junto das escolas do 1º, 2º, e 3º ciclos e do ensino secundário, com o objetivo principal de sensibilizar para uma utilização correta e responsável do 112.

Assinala-se, a 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, o número de telefone de emergência que funciona nos 27 Estados Membros da União Europeia a título gratuito, estando acessível a partir de telefones fixos e móveis.

Atualmente o serviço 112 em Portugal atende 16.000 chamadas diárias, das quais apenas cerca de 23% correspondem a situações de emergência. As restantes chamadas são “não emergentes” ou falsas e prejudicam a celeridade e eficácia deste serviço.

O atendimento personalizado por parte dos operadores 112 que efetuam a triagem das chamadas, distinguindo as situações de emergência das não emergentes, permite a otimização dos recursos operacionais das forças de segurança e serviços de socorro exclusivamente para as situações que exigem a sua intervenção.

As EPES, com o intuito de fomentar o civismo e a cidadania junto da comunidade escolar, realizam ações de sensibilização especialmente direcionadas para uma utilização correta e responsável do número 112, ensinando crianças e jovens a recorrer a este número apenas em casos de emergência.

Pretende-se ainda, através destas ações de sensibilização, que a comunidade escolar saiba a que mecanismos deve recorrer para comunicar situações não emergentes, bem como a importância de não sobrecarregar os Centros Operacionais 112 com as mesmas.

CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.