Os representantes dos psicólogos da Madeira, dos Açores e de Tenerife (Canárias) definiram, esta sexta-feira, vias de colaboração. Foi numa reunião à margem do I Encontro sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, que se realizou esta quinta e sexta-feira, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.
A reunião juntou o Presidente da Direção da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Renato Gomes Carvalho, o Presidente da Direção Delegação Regional dos Açores da OPP, Marco Santos, e a Presidente do Colégio Oficial de Psicólogos (COP) de Tenerife, Carmen Linares.
Madeira, Açores e Canárias têm em comum o facto de terem passado por catástrofes e os psicólogos tiveram um papel muito importante nessas situações. “Foi uma reunião importante para conhecer as realidades e desafios de cada um dos contextos e desenhar formas de colaboração”, afirmou Renato Gomes Carvalho, presidente da Delegação Regional da Madeira da OPP.
O Presidente da Direção da Delegação Regional dos Açores, Marco Santos, destacou “a oportunidade que se cria nesta parceria, nomeadamente na troca de boas práticas perante os desafios societais”.
A questão do acesso ao serviço dos psicólogos foi um dos temas em análise. Nos Açores e na Madeira o facto de haver psicólogos nos cuidados de saúde primários, nas escolas e outros serviços públicos faz com que existam menos dificuldades no acesso. Já nas Canárias só agora começam a existir psicólogos nos cuidados de saúde primários, como um projeto piloto, explicou Carmen Linares. “Para aceder a serviços mentais especializados as listas de espera podem oscilar de seis meses até, inclusive, um ano de espera”.
Na reunião, que juntou os representantes dos psicólogos da Madeira, Açores e Tenerife, referiu-se ainda a importância de se continuar a reforçar a utilização da ciência psicológica no desenho de políticas públicas e na implementação de medidas.
As três regiões comprometeram-se em avançar com iniciativas comuns no futuro e definiram que o II Encontro sobre Saúde Psicológica e Bem-estar vai realizar-se em Ponta Delgada, nos Açores, e a terceira edição será em Tenerife, nas Canárias.