ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD. Melhoria das finanças públicas dos Açores reflete-se em ‘rating’ estável

©Hugo Moreira
102views

O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado saudou hoje a atribuição, pela agência de notação DBRS, do ‘rating’ BBB com perspetiva estável à Região, considerando que esta avaliação “reflete a melhoria das finanças públicas dos Açores”.

O parlamentar social‑democrata destacou que “a agência de notação de crédito reconhece o caminho positivo que a Região tem seguido, fruto das políticas do Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro, que têm assegurado rigor e responsabilidade na gestão das contas públicas”.

Joaquim Machado sublinhou que “a dívida pública regional iniciou uma trajetória descendente desde 2023, contrariando a narrativa enganosa do PS, que tenta menorizar o esforço de consolidação orçamental levado a cabo pelo atual Governo”.

O deputado salientou ainda que “o apoio do Governo da República também se revelou determinante para a estabilidade financeira da Região, com a inclusão de 225 milhões de euros em transferências extraordinárias para 2026, dos quais 75 milhões estão destinados à redução da dívida”.

Relativamente ao futuro, Joaquim Machado defendeu que “a execução dos investimentos financiados por fundos europeus, em particular no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, aliada ao rigor no controlo da despesa pública, permitirá consolidar esta trajetória de confiança”.

Com base nos dados divulgados pela DBRS, o parlamentar referiu que “a situação da transportadora aérea SATA continua a representar um desafio, apesar da reestruturação em curso”, acrescentando que “a prorrogação do prazo até final de 2026 constitui uma oportunidade que o Governo Regional pretende aproveitar plenamente”.

Segundo Joaquim Machado, “a estabilidade que hoje se verifica assenta numa economia dinâmica e pujante há 55 meses consecutivos, com o turismo a atingir valores recorde e a taxa de emprego a situar-se acima da média nacional”.

Por fim, o social‑democrata reforçou que “o Governo Regional de José Manuel Bolieiro tem sabido conciliar o crescimento económico com o alívio fiscal junto de famílias e empresas, a valorização das pessoas e o rigor na gestão pública, o que se traduz agora no reconhecimento internacional do bom desempenho financeiro da Região”.

PSD/AORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.