ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD destaca funcionalidades e boa adesão à aplicação “My Saúde Açores”

217views

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou ontem as funcionalidades da aplicação “My Saúde Açores”, uma plataforma “que está a ter uma boa adesão por parte dos nossos utentes e que facilita em muito diversas ações diárias do Serviço Regional de Saúde”.

A social-democrata falava após reunir com a Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Faial (USIF), “com a qual foi possível avaliar as funcionalidades e as potencialidades da aplicação, que foi recentemente implementada nos Centros de Saúde, que são os locais de maior proximidade ao cidadão, mas que também vai ser alargada aos três hospitais, tendo a aplicação sido já lançada no Hospital da Horta”, avançou.

A “My Saúde Açores” é uma aplicação oficial do Serviço Regional de Saúde, destinada a todos os utentes, e que lhes dá acesso aos seus dados, em qualquer momento e onde quer que estejam. A versão inicial permite a marcação de consultas sem ter de se efetuar chamadas, e ainda a possibilidade teleconsultas, evitando deslocações desnecessárias.

Segundo Salomé Matos, “começa a haver bastante adesão à ‘My Saúde Açores’, nomeadamente para pedidos de consulta e de receituário, que são duas das suas grandes vantagens. A aplicação dá ao utente uma autonomia assinalável, permitindo também a emissão da declaração de presença em atos médicos, por exemplo, e vai ter novas funcionalidades ao longo dos próximos meses”.

“Há já cerca de 11 mil e 200 registos, com cerca de 90 mil acessos. A aplicação está a ser bastante divulgada e os registos estão a aumentar diariamente”, adiantou a deputada.

“Toda a digitalização no setor da Saúde traz vantagens ao nível do acesso, principalmente das pessoas que moram mais longe ou que têm alguma limitação de mobilidade. Esta plataforma digital do Serviço Regional de Saúde, inserida no Hospital Digital, através de fundos do PRR, traz grandes melhorias”, afirmou.

“A ‘My Saúde Açores’ tem ainda a vantagem de permitir a que cada utilizador possa fazer, com o mesmo telemóvel, o registo de várias pessoas. Portanto, o utente pode fazer os registos dos filhos ou mesmo de um idoso que tenha a seu cuidado. Ou seja, cada pessoa pode ter mais do que um acesso, podendo substituir aqueles que tenham mais dificuldade em usar a aplicação”, explicou.

De acordo com a parlamentar do PSD/Açores, “os utentes já perceberam a vantagem e o ganho de tempo que têm, pois esta é uma ferramenta que lhes facilita o trabalho, mas igualmente a quem os vai atender, pelo que deixo aqui o apelo para as pessoas aderirem a esta plataforma e fazerem o seu registo”, referiu.

Salomé Matos sublinhou ainda o trabalho em curso da USIF, “que tem feito um esforço grande no recrutamento de mais profissionais, entre eles médicos de Medicina Geral e Familiar”, de forma a garantir também “o acompanhamento aos utentes mais vulneráveis, como as crianças, as grávidas ou os portadores de doenças crónicas, que mantêm sempre uma assistência regular”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.