ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD destaca “compromisso cumprido” do Governo dos Açores com produtores de leite

©Hugo Moreira
507views

O deputado do PSD/Açores Marco Costa destacou o pagamento, esta sexta-feira, da compensação financeira aos produtores de leite que aderiram ao programa de apoio à redução voluntária da produção, o que constitui mais um “compromisso cumprido” do Governo Regional com o setor.

O parlamentar social-democrata destacou que “finalmente temos uma estratégia para a bovinicultura de leite, definida em parceria com a Federação Agrícola dos Açores, assistindo-se a uma redução da produção que se refletiu na melhor valorização do leite”.

Marco Costa salientou que “estamos a cumprir o calendário estabelecido com os agricultores, sendo que mais de 400 produtores de São Miguel, Terceira e Graciosa, acabam de ser ressarcidos por reduzirem as entregas e vendas diretas de leite em 2022, ajustando a produção às necessidades da indústria”.

Para o deputado do PSD/Açores, “a estratégia concertada com o setor permitiu assim que se evitasse que os produtores fossem penalizados, por excesso de produção”, realçou.

Refira-se que a 7 de junho de 2022 foi publicada uma portaria do Governo Regional dos Açores que estabelece as normas de atribuição de suplementos a ajudas do POSEI – Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e Insularidade, apoiando os produtores na reconversão e restruturação da sua atividade.

“Com coragem e determinação, o Governo Regional avança na reestruturação do setor com uma leitura de melhor rendimento e que nem sempre tem de assentar em aumento de produção”, afirmou.

O parlamentar social-democrata relembrou “que em 2022 foram alcançados os valores mais altos de sempre no pagamento ao produtor de leite, com valores, em alguns casos, justamente acima de 50 cêntimos”.

“O Governo Regional está ao lado dos produtores de leite dos Açores e sempre que necessário atua e atuará com coragem e determinação com medidas estruturantes”, disse Marco Costa.

“A produção de lacticínios dos Açores tem cada vez mais de assentar em produtos de valor acrescentado, com notas de diferenciação e qualidade, com marcas de identidade, porque pada ação temos de ter presente que temos o melhor leite da Europa”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.